domingo, 13 de novembro de 2011

Música para ajudar pessoas a interpretar os semáforos faz sucesso em Bissau




ANGOLA PRESS

Bissau - Um grupo de três jovens músicos da Guiné-Bissau criou uma música que é sucesso nas rádios, tudo porque explica como as pessoas se devem comportar perante as luzes dos semáforos, uma novidade introduzida há menos de dois meses nas ruas de Bissau.

A música, cantada em crioulo guineense, ensina as pessoas como fazer quando a luz do semáforo estiver verde, amarela ou vermelha.

Adof, líder do grupo, explica que quase diariamente, quando vai para o seu local de trabalho, assiste "à confusão das pessoas com os semáforos".

"As pessoas não sabem quando acende verde, amarelo ou vermelho qual é a informação que o semáforo está a dar. Por isso pensámos esta música em fracções de dias e gravámo-la, como forma de ajudar as pessoas quando estão a ouvi-la para que saibam como atravessar a estrada", diz Adof, funcionário nos Portos de Bissau.

"Às vezes está vermelho, que quer dizer proibição de passagem às pessoas, mas há muita gente, por desconhecimento, que passa na mesma, provocando perigo à sua própria vida", acrescenta Samba Baldé.

"A nossa música diz exactamente isso tudo, mas de forma leve", sublinha Adof, insistindo na necessidade de se fazer mais sensibilização.

Jorge Simões Fernandes, conhecido pelo nome de Arobadua, outro elemento do grupo, conta que os Barkafons de Recado (A sacola de recado) também se preocupam com os novos postes de iluminação colocados na estrada, mas que têm sido alvo da "fúria" dos condutores.

O grupo lembra aos condutores "que andam em excesso de velocidade e com os pneus carecas" que, por determinação do Governo, quem destruir um poste de iluminação paga uma pesada multa e ainda pode ir preso.

Os Barkafons de Recado, tal como vários outros grupos de jovens que pululam por Bissau, ainda não gravaram qualquer disco, mas elegeram já a intervenção social como a sua forma de fazer música cantando coisas do agrado da população.

"O nosso grupo apenas faz música de sensibilização sobre coisas do dia-a-dia, coisas que podem provocar problema à sociedade, mal-entendidos, como estes semáforos", afirma o CIP, ajudado por Adof, que explica ainda o teor da música mais badalada do grupo.

A música chama-se "os semáforos. A estrada é nova e os semáforos também são uma coisa nova na Guiné-Bissau. Muitos ainda não conseguem entender como funciona um semáforo", conclui Adof.

Os três jovens músicos falaram à Lusa ao lado de um semáforo colocado no mercado do Bandim (principal local de comércio na Guiné-Bissau). A nova sinalética no local tem provocado, nos últimos tempos, grandes filas de trânsito, inexistentes antes dos semáforos.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana