sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Obama e PM da Índia sublinham importância da colaboração na segurança marítima




FV - LUSA

Bali, Indonésia, 18 nov (Lusa) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, sublinharam hoje a importância da colaboração entre os dois países, em áreas como a segurança marítima e a luta contra a proliferação nuclear.

Os dois mandatários reuniram-se hoje na localidade de Nusa Dua, em Bali, antes da inauguração, naquela cidade, da cimeira do fórum da Ásia Oriental.

Em declarações no início do encontro, Obama sublinhou que ambos explorarão "como colaborar em questões bilaterais e multilaterais, como cimeira da Ásia Oriental, que cremos que pode ser o fórum principal para colaborar em assuntos como a segurança marítima, a não proliferação ou a resposta aos desastres naturais".

Por sua vez, Singh indicou que hoje "não há absolutamente nenhum obstáculo para a nossas colaboração numa série de áreas, bilaterais, regionais ou globais".

O fórum da Ásia Oriental tem como membros a Austrália, Birmânia, Brunei, Camboja, China, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Indonésia, Japão, Laos, Mal´sai, Nova Zelândia, Singapura, Tailândia e Vietname.

Sem comentários:

Mais lidas da semana