FPA – SK - LUSA
Lisboa, 02 dez (Lusa) -- A abertura de uma representação da CPLP em Timor-Leste deverá ser um dos assuntos em debate na reunião entre o ministro dos Negócios Estrangeiros do país e o secretário executivo da organização, na segunda-feira em Lisboa.
O ministro timorense, Zacarias Albano da Costa, e o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, reúnem-se na segunda-feira de manhã na sede da organização, em Lisboa.
Segundo fonte oficial da organização lusófona, a abertura da representação da CPLP em Díli será um dos assuntos em debate.
Em 2009, o ministro timorense anunciou que o Governo de Timor-Leste disponibilizaria um edifício na capital que, depois de devidamente restaurado, serviria para albergar a embaixada.
"O mais importante é termos a bandeira da CPLP em Timor-Leste e isso contribuirá para aproximar a CPLP de Timor-Leste", frisou na altura Zacarias Albano da Costa.
Em julho último, os chefes da diplomacia da CPLP, reunidos em Luanda, saudaram os esforços empreendidos por Díli para a abertura de uma representação da Comunidade no país.
Segundo o comunicado final da XVI Reunião do Conselho de Ministros do bloco lusófono, divulgado na altura, os ministros registaram "com agrado, os esforços empreendidos pelas autoridades timorenses para a abertura da Representação da CPLP em Díli", reiterando a "sua disponibilidade em apoiar as ações necessárias à sua concretização", no quadro do Plano Estratégico adotado na XIV Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, em julho de 2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário