sábado, 31 de dezembro de 2011

Moçambique: PR apela à confiança para "superar os desafios que despontam no horizonte"



RTP – com foto em Lusa

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, apelou hoje à população para ter maior "confiança individual, certeza da sua capacidade, inteligência e saber" para "superar os desafios que despontam no horizonte", resultantes da conjuntura económica e financeira internacional difícil.

Na mensagem de Ano Novo, Armando Guebuza apelou à população a se inspirar nas vitórias alcançadas em 2011 para enfrentar as futuras adversidades "numa conjuntura económica e financeira internacional em que ainda não há sinais claros sobre a dissipação da crise da dívida soberana e sobre o seu impacto em economias como a de Moçambique".

"Inspirando-nos nas vitórias que já alcançamos, entremos para o ano de 2012 com maior confiança em nós próprios e com a certeza nas nossas capacidades, inteligência e saber para superar os desafios que despontam no horizonte", disse.

O chefe de Estado moçambicano assegurou que o país vai continuar "a pautar pela aplicação de medidas de austeridade, aumento da produtividade e combate aos obstáculos ao desenvolvimento" em 2012, para enfrentar os obstáculos provocados pela crise.

Contudo, Armando Guebuza assinalou que, apesar das adversidades, este ano, o país conseguiu aprofundar o Estado de Direito e a convivência multipartidária, reforçar a unidade nacional, a autoestima e o patriotismo, e consolidar a paz e o sentido de solidariedade entre os moçambicanos.

"Ainda ao longo deste ano, cristalizámos o ponto de confluência entre os nossos direitos e os nossos deveres e sobre a forma como estes se complementam na estruturação da consciência de cidadania e na construção de Moçambique", disse.

Armando Guebuza assinalou que mesmo "no contexto da luta contra a pobreza material", Moçambique conseguiu erguer novas infraestruturas sociais e económicas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos.

O Presidente moçambicano reclamou ganhos para o país proveniente do investimento público e privado, que resultou na criação de novas oportunidades de emprego para mais moçambicanos, no campo e nos centros urbanos.

"Graças a estes investimentos, muitos mais jovens, em particular, têm novas oportunidades para aplicar os seus conhecimentos, saberes e experiências, gerando renda e participando de forma mais ativa na luta contra a pobreza na nossa Pátria Amada".

O responsável afirmou ainda que "para a consolidação destas conquistas continuamos a realizar reformas e a descentralizar recursos humanos, materiais e financeiros para os distritos".

Sem comentários:

Mais lidas da semana