domingo, 8 de janeiro de 2012

Austrália: Ativistas protestam contra caça às baleias a bordo de navio japonês



FV - Lusa

Sidney, Austrália, 08 jan (Lusa) - A associação ecológica americana Sea Shepherd disse que três ativistas australianos foram feitos "prisioneiros" hoje depois de terem invadido um navio japonês durante a noite em protesto contra a caça às baleias.

A Sea Shepherd disse ter ajudado os três homens do grupo ambiental australiano "Forest Rescue" a entrar a bordo do Shonan Maru N.º2, a 26 quilómetros da costa australiana.

"Estamos a levar a cabo esta ação para lembrar o governo australiano a sua obrigação de aplicar as leis que proibem os navios de caça às baleias nas nossas águas", indicou o grupo Forest Rescue, em comunicado.

O grupo exigiu a libertação dos três indivíduos, com idades entre os 27 e 47 anos, e o abandono das águas australianas por parte do navio.

O comércio de baleias está proibido por um tratado internacional.

A Austrália instaurou uma ação contra o Japão perante o Tribunal Internacional de Justiça, mas Simon Peterffy, um dos três envolvidos no protesto a bordo do Shonan Maru, disse que a ação do governo não é suficiente.

"Estamos a bordo deste navio porque o nosso governo não cumpriu a promessa pré-eleitoral de acabar com a caça às baleias no Oceano Antártico", disse, segundo o comunicado do "Forest Rescue".

Sem comentários:

Mais lidas da semana