domingo, 29 de janeiro de 2012

MAIS DE 38 MIL PORTUGUESES PEDEM QUE CAVACO SILVA SE DEMITA




António Veríssimo

PR ESTÁ PELAS RUAS DA AMARGURA

Na sequência do autismo de Cavaco Silva sobre a realidade dos sacrifícios que assolam a maioria dos portugueses e da sua comprovada distanciação relativamente aos que o elegeram ou que, pelo menos, o respeitavam no cargo de presidente da República, foi colocada na internet uma petição com o propósito de solicitar a Cavaco que se demita. A petição já ultrapassa os 38.500 subscritores.

O autor da petição já declarou à comunicação social estar surpreendido com a adesão da enorme quantidade de portugueses subscritores. Disse também, grosso modo, que no final até poderá cair o objetivo de Cavaco se demitir. A partir daí muitos começaram a perguntar qual é afinal o objetivo da petição por considerarem que subscreveram o que lá consta porque se sentiram ofendidos com as palavras e atitude do PR e não para fazerem número em “folclores”.

Por outro lado, Negrão, um deputado do PSD, veio elucidar que a Assembleia da República – órgão a que se destina ser entregue a petição – não pode dar seguimento à referida petição por tal não ser constitucional… Já o sabíamos. Ao menos os portugueses mais esclarecidos, que assinaram a petição, apesar de saberem que ela padece de falta de provimento pela AR pode ser objeto de abordagem por parte dos deputados. Pode e deve, se é que na realidade eles consideram que nos representam naquela “casa”.

Se bem se percebe no teor da petição não é solicitado à AR que demita o presidente da República. O que ali é dito é que ele não nos merece confiança e que há portugueses a pedirem que se demita. O PR demitir-se não é inconstitucional. Qualquer um com dois dedos de testa é o que interpreta do texto da petição. Qualquer individuo decente assim entenderia e se demitiria.

Cavaco Silva já bateu no fundo há muito. Os portugueses consideram-no um verbo de encher que já nem ocupa nem desempenha o cargo por mera decoração mas sim por falta de discernimento sobre a realidade do que tem vindo a representar para muitos que o elegeram, sobre a desilusão que vem causando. Onde se viu um PR ser tão criticado, desrespeitado, apupado, assobiado, arrastado pelas ruas da amargura e do ridículo? Daqui para a frente o que Cavaco disser será simplesmente mais do mesmo: falar para fazer de conta, encher chouriços, etc., etc. Pela dignidade pessoal que importa que preserve Cavaco deve demitir-se de facto. Pela credibilidade e respeito que merece a instituição presidência da República também o deve fazer. Demita-se, como lhe solicitam os muitos milhares de peticionários, os que a ele se referem jocosamente, os que o apupam e assobiam, os que não o respeitam (mas queriam fazê-lo), os que estão fartos e envergonhados de verem este presidente andar de boca em boca pelo pior. Todos somados são milhões.

Cavaco anda pelas ruas da amargura. É a ele que lhe compete salvaguardar o que resta de positivo da sua imagem demitindo-se, retirando-se da ribalta que tem perseguido com imensos tabus, rabos-de-palha, e alguma falta de tato. Não podemos reconhecer isto com alegria, antes pelo contrário, mas tem de ser encarado e dito.

---
- As assinaturas na Petição Pública para que Cavaco Silva se demita ultrapassa as 38.000 neste momento.

- Leia mais em Página Global sobre Cavaco Silva, veja vídeos, fotomontagens e colha diversas opiniões de colunistas da imprensa portuguesa e de autores deste blogue.

Sem comentários:

Mais lidas da semana