quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ministro da Defesa angolano chega a Bissau para analisar reforma militar



RTP

O ministro da Defesa de Angola, Cândido Van-Dunem, chegou hoje a Bissau para uma visita quatro dias durante os quais vai analisar com as autoridades guineenses o andamento do processo de reforma do setor militar do país.

À chegada ao aeroporto internacional de Bissau, Cândido Van-Dunem disse que é portador de uma "mensagem pessoal" do Presidente José Eduardo dos Santos para o primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior. "Estou aqui como enviado especial do Presidente José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola e presidente em exercício da CPLP para entregar uma mensagem pessoal ao primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior", afirmou aos jornalistas.

O ministro da Defesa angolano também se referiu aos acontecimentos militares do passado dia 26 de dezembro que acabaram na detenção de vários militares entre os quais o Chefe do Estado-Maior da Armada, Bubo Na Tchuto. "Obviamente que temos vindo a acompanhar os últimos desenvolvimentos que ocorreram na Guiné-Bissau no dia 26 de dezembro", disse o governante angolano, sem avançar mais pormenores.

Cândido Van-Dunem apenas salientou a disponibilidade de Angola para apoiar o processo de reforma do setor militar guineense."Angola tem mantido uma relação de solidariedade, de apoio ao processo de reforma no setor de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau, viemos mais uma vez manifestar a nossa solidariedade e disponibilidade nesse processo", frisou o governante angolano.

"Somos dois povos irmãos, Angola na sua condição de presidência da CPLP tem responsabilidades acrescidas no âmbito das responsabilidades que nos incumbem, porque o nosso engajamento no processo de reforma de setor de defesa da Guiné-Bissau é conhecido quer pela sociedade guineense, quer pela comunidade lusófona quer pela comunidade internacional", assinalou Candido Van-Dunem.

"Nessa dupla condição, viemos trazer a nossa solidariedade mais uma vez, constatar o nível de evolução do processo em que nos encontramos na condição de parceiro da Guiné-Bissau", disse o ministro da Defesa de Angola.

O ministro da Defesa da Guiné-Bissau, Baciro Dja, afirmou, por seu lado, que a visita do homólogo angolano "é uma demonstração inequívoca" dos laços de amizade entre os dois povos.

"Esta visita é bem-vinda à Guiné-Bissau, num momento especial. O Presidente José Eduardo dos Santos demonstra mais uma vez os laços históricos que unem os nossos dois povos e a continuidade de relações criadas entre Amílcar Cabral e Agostinho Neto", defendeu Baciro Djá.

"Este é o momento de podermos contar com os irmãos e Angola está presente", afirmou o governante guineense.

Angola mantém desde 21 de março em Bissau cerca de 200 efetivos das suas forças armadas e polícia nacional, integrados na MISSANG para apoiar a reforma do setor de defesa e segurança da Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Mais lidas da semana