terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PORTOS DO CEARÁ E DE CABO VERDE ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO




O acordo viabiliza a ligação comercial marítima entre os dois terminais e atende à demanda de comércio bilateral entre Brasil e África.

Fortaleza - A Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa responsável pelo porto de Fortaleza (Mucuripe), no nordeste brasileiro, assina nesta terça-feira (10) protocolo de cooperação com a Enapor S.A., que administra os portos de Cabo Verde.

O acordo viabiliza a ligação comercial marítima entre os dois terminais e atende à demanda de comércio bilateral entre Brasil e África, informa a Agência Sebrae de Notícias.

O acordo visa a estender as exportações brasileiras aos demais países africanos usando os portos de Cabo Verde ao invés dos portos das Ilhas Canárias. A meta é escoar não apenas cargas cearenses por Mucuripe, mas também de outros estados brasileiros. Com a medida, espera-se ganhar mais rapidez e economia.

As negociações para a assinatura do protocolo tiveram a intermediação do Sebrae no Ceará. O governo de Cabo Verde interessou-se em expandir seu mercado para o Brasil principalmente por causa da atual crise econômica mundial, que reduziu o trânsito de mercadorias do país africano para a Europa e os Estados Unidos.

O trabalho de cooperação técnica incluiu a realização de um estudo de logística, que avaliou as possibilidades reais de negócios entre o Nordeste brasileiro e os países africanos, principalmente os da África Ocidental, como Angola, São Tomé e Príncipe, e Cabo Verde, além de Moçambique, na Costa Oriental Existe ainda a expectativa de incluir Senegal e Guiné Bissau, negociação incentivada pela posição geográfica estratégica do Ceará.

O convênio prevê, entre outras coisas, a transferência de tecnologia, de documentação e de estatísticas. A viabilização da nova rota deverá ser um marco nas relações comerciais e de cooperação do Brasil com a África.

Sem comentários:

Mais lidas da semana