sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PREFEITA DE MADRID SUGERE QUE POPULAÇÃO TRABALHE DE GRAÇA



Marina Terra – Opera Mundi

Ana Botella pediu para que voluntários atuem em serviços públicos, como o de limpeza

Contra a crise econômica, voluntariado. Essa é a proposta apresentada pela prefeita de Madri, Ana Botella, para economizar e colocar as contas públicas em dia. De acordo com Botella, recém eleita pelo PP (partido Popular), todos os cidadãos da capital espanhola deveriam se voluntariar para cobrir serviços públicos, como limpeza urbana. "Todos devem fazer algo pela sociedade", afirmou.

"As possibilidades são muitas, queremos voluntários para o meio ambiente, cultura, que de alguma forma se organizem para cuidar dos centros públicos", disse Botella. Segundo o jornal espanhol Publico, a ideia original é do delegado de Las Artes, Fernando Villalonga, que sugeriu essa semana o voluntariado no cuidado com as bibliotecas. A prefeita se disse "completamente de acordo" com a iniciativa.

"Precisamos ser capazes de devolver à sociedade o que ela nos dá", argumentou Botella. "Gostaria que esses espaços públicos, centros culturais, poliesportivos, que construímos e que, por causa da crise, não podemos cuidar, fossem cuidados pelos madrilenhos para que fossem rentáveis", explicou.

Críticas

A secretária-geral de Comércio da CCOO (Confederação Sindical de Comissões Obreiras) em Madri, Paloma Vega, considerou "penosa" e "lamentável" a proposta da prefeita de Madri. Falando na Assembleia da capital, Vega ressaltou que é "vergonhoso" que Botella tenha feito esse chamado para a sociedade de forma "tão grotesca", quanto os cidadãos "não têm porque preencher as necessidades da administração" para sustentar a rede pública.

Francisco Ferrera, presidente da Federação de Comerciantes do Transporte Público e representante de associações comerciais, ironizou que a prefeita tenha pedido aos cidadãos para que trabalhem de graça. "Se alguém quer trabalhar de graça, ficamos agradecidos. Talvez essa seja a política que a comunidade de Madri queira", ironizou.

Crise

Nesta sexta-feira (27/01), a Espanha divulgou balanço final sobre os desempregados no país até o final de 2011. O país terminou o ano passado com um índice de desemprego de 22,85%, o maior desde o primeiro trimestre de 1995.

No total, a Espanha tem hoje mais de 5,27 milhões de desempregados, de acordo com a Enquete de População Ativa divulgada pelo INE (Instituto Nacional de Estatística). O país é um dos que mais sofrem com a atual crise econômica enfrentada pela Europa, que teme pelo agravamento da situação espanhola.

Leia mais

Sem comentários:

Mais lidas da semana