sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SOLDADOS DOS EUA QUE URINARAM SOBRE CADÁVERES TALIBAN IDENTIFICADOS




Denunciados por colega Marine

Os quatro soldados que surgem num vídeo divulgado esta semana na Internet a urinar sobre cadáveres de alegados talibãs no Afeganistão foram já identificados, estando a decorrer uma investigação interna e outra criminal.

Um oficial do Corpo de Marines viu o vídeo, reconheceu os soldados e informou os investigadores do caso que aqueles eram membros de um batalhão que esteve sete meses na província de Helmand, no Afeganistão, e que regressou em Setembro à sua base de Camp Lejeune, na Carolina do Norte.

O vídeo amador divulgado quarta-feira no Youtube mostra como um soldado filma outros quatro que urinam sobre três cadáveres ensanguentados, presumivelmente de talibãs, entre risos e piadas, com um deles a dizer "tem um bom dia, amigo".

O secretário americano da Defesa, Leon Panetta, disse que o comportamento revelado no vídeo é "absolutamente deplorável", a secretária de Estado, Hillary Clinton, manifestou a sua "total decepção" e ambos garantiram que os soldados serão punidos depois de concluída uma investigação interna e outra criminal.

"Esta conduta é totalmente inapropriada e não reflecte os padrões ou valores das nossas forças armadas", declarou Panetta citado em comunicado, considerando que aquele vídeo poderá por em risco as negociações de paz entre os EUA, Afeganistão e os talibãs.

"O risco é que este tipo de vídeo possa minar o que estamos a tentar fazer no Afeganistão e a possibilidade de reconciliação", disse, considerando ser agora importante que os EUA actuem depressa para "enviar uma mensagem clara ao mundo de que não vão tolerar este tipo de comportamento".

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, disse também em comunicado que o seu governo estava "profundamente perturbado" com a situação. "Este acto por parte de soldados americanos é simplesmente inumano e fortemente condenável", declarou ao apelar a uma investigação urgente e condenação dos soldados em causa.

Também os talibãs em comunicado acusam as forças americanas de cometerem várias "indignidades" contra o povo afegão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana