sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

TAUR MATAN RUAK É O CANDIDATO DE XANANA GUSMÃO-CNRT, PONTO FINAL!



António Veríssimo

Xanana Gusmão, Taur Matan Ruak e o CNRT estão a pretender tapar o sol com uma peneira apesar de saberem que isso não vai resultar. Taur Matan Ruak é o candidato de Xanana Gusmão-CNRT e assim começou a ser desenhado há cerca de dois anos, pelo menos. O próprio general Taur foi propalando desde então que se ia candidatar a ser presidente da república. Porque razão não agem com transparência e assumem-se?

Se este governo AMP de Xanana Gusmão tivesse governado em prol dos interesses da maioria dos timorenses em geral com especial atenção aos mais carenciados, se ao longo destes quase cinco anos de governação o PM Xanana Gusmão tivesse sido transparente e não acobertasse no seu governo suspeições de corrupção e corruptos, se não os apoiasse com a sua proteção “áurea”, se fosse ele próprio o mais exigente em termos de justiça social a par da exigência de independência do setor da justiça, entre outras vertentes, obviamente que agora Taur Matan Ruak, candidato à presidência da república e presumível vencedor, não estaria com tantas resistências a admitir que Xanana Gusmão e o seu partido político, o CNRT, foram, são, os mentores da sua candidatura e seus absolutos apoiantes que teimam esconder-se nas sombras. Inutilmente, mas por enquanto a prática é essa. Digamos que é um tabu que vai cair redondamente quando assim tiverem de o assumir. O receio de fazerem questão em manter este tabu deve~se ao péssimo primado da governação de Xanana Gusmão e é a isso que o general Taur não quer estar associado, com toda a razão. Mas então devia de ter sabido separar as águas logo que foi abordado por Xanana Gusmão e “notáveis” do CNRT, declarando-se realmente independente, rejeitando todo o tipo de apoios partidários. Isso é que é ser independente. Isso é o que se esperava do candidato Taur Matan Ruak. Não esta constante negação do que é evidente.

Taur Matan Ruak é um timorense sem mácula. Não precisava absolutamente nada de Xanana Gusmão, que acusam de estar envolvido em tantas questões pardacentas ocorridas nos últimos anos – 11 de Fevereiro de 2008 e corrupções, conluios e nepotismos. Fará o general auto-demitido como melhor entender mas decerto que não ignora que do modo como está a ser apoiado na sua candidatura vai ter de engolir muitos “sapos” e até “elefantes”, vai ter de elogiar quem não merece, antes pelo contrário. Isso mesmo podemos ver em declarações que lhe atribuem em artigo divulgado ontem pela PNN “Na reunião, Taur Matan Ruak saudou a contribuição de Xanana Gusmão, Presidente do partido, devido ao carácter independente e de desenvolvimento que o país está a atravessar na luta pela liberdade.” Pergunta-se: que independência, que desenvolvimento? E a fome? E as injustiças? E a corrupção? E os criminosos que andam à solta sem temerem exibirem vidas de luxo sem que os seus rendimentos oficiais tal permitam? Tudo isso existe e muito mais. Em inúmeras circunstâncias fomentado e permitido por esse tal Xanana Gusmão tão ao gosto do candidato Taur Matan Ruak, aparentemente.

Tão ao gosto de Taur não será… Mas vai ter de aparentar exatamente isso. Já começou e muito mais vai ter de engolir. Para além de depois, nas eleições a seguir às presidenciais, para o parlamento, estar a reforçar a vitória de Xanana Gusmão e do CNRT - que querem vencer com uma maioria para mais descalabro de Timor-Leste. Se tal acontecer, nisso, Taur Matan Ruak será cúmplice. Depois não digam que não houve quem avisasse. Depois não se lamentem com as tais desilusões semelhantes às que Xanana Gusmão tem vindo a proporcionar.

Taur Matan Ruak é o candidato presidencial de Xanana Gusmão-CNRT, porquê continuarem a pretender ocultar o que há muito é evidente? Taur dispôs-se a personificar o balão de oxigénio de que carece Xanana para prosseguir no topo dos destinos e poderes (absolutos?) de Timor-Leste. Sem Taur, Xanana Gusmão, após as duas eleições, ia limitar-se a ser pouco mais que dirigente de um partido político com assentos no parlamento… Concluindo: é Xanana que precisa de Taur e não o inverso.

11 comentários:

Anónimo disse...

Taur Matan Ruak não é um candidato indepentente,como querem fazer-nos crer,mas sim cozinhado por um partido políco CNRT.Não costumo simpatizar com os comentários do sr.Veríssimo,por ser um simpatizante acérrimo da fretilin,mas desta vez,tou em pleno acordo.Oxalá Timor não venha a ser um país de ditadores. A VER VAMOS.

Ema_Lulic disse...

Com a Fretilin tambem e ditadura pois e a ideologia do partido unico votam com as maos no ar e quem vai contra e expulso do partido. Afinal a quem querem enganar?

Anónimo disse...

Ema (pessoa)

Você está desatualizada(o)porque no último congresso o voto foi nas urnas e secreto. O que refere já não é praticado pela Fretilin.

Anónimo disse...

Desconfio que o raciocínio de António Veríssimo está errado. Não consigo explicar porque mas algo em tudo isto não bate certo.

O papel desempenhado por Taur Matan Ruak na crise de 2006 bem como naquilo que lhe deu origem, deixa muito a desejar para o cargo que pretende.

Se Konis Santana não tivesse falecido Taur Matan Ruak nunca seria comandante em chefia das FALINTIL. Porque razão disseram isto? Deve haver alguma... e de peso.

Não compreendo quando se diz que se privilegia as novas gerações e o candidato ser Taur Matan Ruak.

Ramos Horta diplomata, Taur Matan Ruak um militar... não bate certa essa passagem de testemunho sobretudo vendo o que se passou em 2006. Nem me parece ser saudável.

Estranho ser TMR então candidato do CNRT quando o mesmo CNRT fez questão em não o anunciar. Aqui AV terá razão se assim for.

Mais facilmente pensaria em "novas gerações" num Lasama, pertencente a uma força política que em 2007 ficou em terceiro nas legislativas mas se se pensar que quase "papava" Ramos Horta nas presidenciais...

Ou será mesmo que o CNRT vai apoiar TMR? Duvido... natural seria Ramos Horta fazer um segundo mandato o resto são papaias. Por algum motivo menos compreendido ainda não se sabe se Ramos Horta não avança... só quando fecharem a epoca de entrega de candidaturas. E aí já tem lógica o CNRT não ter ainda divulgado o que vai fazer. O pormenor de "ter mulher" pode bem ser um fait-divers.

A ver vamos...

Anónimo disse...

http://noticias.sapo.ao/lusa/artigo/13649942.html

leiam com atenção
o resto tem sido fumo.

Anónimo disse...

Eu admiro que nunca ninguem deste blog tenha levantado a questao do Luolo ser um boneco nas maos do Alkatiri.Ele nem se queria candidatar mas foi obrigado pelo chefe.Tentem saber mais pormenores ha muita gente que sabe deste assunto.

Anónimo disse...

Aqui a mãe da Lucrécia sempre disse, não contem com o ovo no cu da galinha. É que os ovos da galinha nunca saem pelo cu, mas sim pela cloaca!!

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

"Com a Fretilin tambem e ditadura pois e a ideologia do partido unico votam com as maos no ar e quem vai contra e expulso do partido. Afinal a quem querem enganar?"

O coitadinho do mal e porcamente desinformado a querer dizer tambem coisas. Quando eh assim nunca bate certo pois nao?

Ema_Lulic disse...

Coitado dos fanaticos. Vao sofrer uma grande derrota. Muitos ja estao a saltar barco.

Anónimo disse...

“...ser um boneco nas maos do Alkarti”.

Onde é e quando é que tiveste esta conversa com o Lú-Olo? Pelos vistos tal ponto de vista veio da tua própri imaginação. Sentado num canto imaginando coisas e quer fazer dos outros crer a mesma imaginação. Que tal imaginar do seguinte?: qualquer escolhido para cargo/posição partidárias é boneco, seja de qual for o partido.

Só pessoas de visão-limitado que pensam de que os seus candidatos ou dos partidos não são bonecos enquanto dos outros ou melhor dos partidos que elas não gostam são bonecos.

Depois desses anos todos, desde da luta pela independência e mais de dez anos de independência continua a ter esta visão. Parece-me que para sermos independentes e servir um país independente é necessário livrarmos das ilusões de que só os nossos são bons e dos outros não são!

Anónimo disse...

“Eu admiro que nunca ninguem deste blog tenha levantado a questao do Luolo ser um boneco nas maos do Alkatiri.”

Não admiras porque não há ninguêm que tem um ponto de vista tão medíocre como tens. Em vez de estar a pensar assim que tal se virar as tuas atenções para aquilo que os candidatos irão dizer ao eleitorado? Para além disto, se há outros que dizem mal algum candidato, será que você tem que seguir os passos dos que você que estão errados? Valha me Deus!

Mais lidas da semana