quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Brasil: Polícia expulsa moradores de ocupação no centro de São Paulo



Pulsar, com foto

A Polícia Militar está despejando na manhã de hoje (2) cerca de 200 famílias de um imóvel no cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, no centro da cidade de São Paulo. Eles cumprem um mandado de reintegração de posse.

De acordo com o coordenador da Frente de Luta por Moradia, Osmar Borges, a prefeitura de São Paulo não esclareceu como pretende atender às necessidades dos moradores expulsos do antigo edifício, onde já funcionou um bingo.

Osmar disse ainda que diante da expulsão, os moradores se veêm obrigados a construir uma favela pelo centro da cidade.

A ocupação teve início em novembro, depois que o grupo foi expulso de um outro imóvel desocupado no centro. A Justiça de São Paulo concedeu liminar à proprietária do prédio, a Afim Brasil Eventos, dizendo que a ação dos ocupantes se constituía “um atentado contra a posse” que viola o “direito de convivência”.

Os integrantes da Frente de Luta por Moradia, por sua vez, lembram que a estrutura do edifício está completamente deteriorada. Parte do andar de cima é mantida por escoras porque o piso e as vigas estão com buracos e enferrujados.

Os militantes acrescentam que a intenção não é se apropriar do imóvel, mas mostrar aos governos a necessidade de moradia e problemas de habitação da população de baixa renda. (pulsar/brasilatual)

Sem comentários:

Mais lidas da semana