segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Cabo Verde: Parceria de Portugal e Brasil para aquisição de aviões




Para patrulhar e fiscalizar as águas territoriais

Cabo Verde está a procurar parcerias de países como Portugal e Brasil para adquirir aeronaves para patrulhar e fiscalizar as águas territoriais cabo-verdianas e assegurar um combate eficaz à criminalidade internacional.

A informação foi avançada esta segunda-feira pelo porta-voz do Conselho do Ministério da Defesa cabo-verdiano, major António Silva Rocha, que anunciou que, em, breve, o ministro Jorge Tolentino deverá deslocar-se ao Brasil para discutir o assunto com o seu homólogo brasileiro.

"A aquisição das aeronaves é uma prioridade para este ano. Encontra-se em fase avançada a negociação dos helicópteros com a China e vamos procurar novas parcerias para aquisição de aeronaves de asa fixa (aviões), importantes na fiscalização marítima e operações de busca e salvamento", explicou.

Silva Rocha adiantou que o Brasil é um dos possíveis parceiros, o mesmo sucedendo com Portugal, no quadro do grupo técnico de trabalho com o ministro de Defesa português sobre a Economia do Mar.

O major não avançou qual o montante necessário para a aquisição dos aparelhos, nem quantos serão adquiridos.

"É muito difícil para Cabo Verde adquirir esses meios só com recursos financeiros do país. E isso é que torna estes processos muito complexos. É preciso fazer o estudo e depois procurar protocolos de financiamento", explicou.

Na semana passada, o ministro da Defesa de Cabo Verde garantiu que nos próximos seis meses a força aérea cabo-verdiana contará com novos aviões para fiscalizar as águas territoriais e assegurar um combate eficaz à criminalidade internacional.

Leia mais sobre Cabo Verde - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana