quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CAVACO SILVA REGRESSA MANSO E DE “PANTUFAS” MAS EM NADA MUDOU




António Veríssimo

MALDITO “KARMA”, O DOS PORTUGUESES

Cavaco regressa de pantufas novamente, depois das “gafes” e de mostrar quem é na realidade. Usa a mesma técnica que usava quando era primeiro-ministro – um período caladinho, um período de nojo -  depois de se descair e de mostrar como é e quem é. Sem deixar lugar a dúvidas de que se lhe fosse possível fazia todo o povo português passar as passas do Algarve com a teoria salazarista do “pobrezinho mas honrado”, enquanto ele e os de sua pandilha enchem os alforges.

Antes, os portugueses iam deitando para trás as afrontas, os absolutismos, as prepotências possíveis – até no desprezo com que brindava os jornalistas nas respostas que dava. Então era primeiro-ministro – também ele com responsabilidades no depauperamento deste país. Agora PR, assobiando para o lado e fazendo de conta que nada tem que ver com os erros que também cometeu, é o mesmo mas muito mais manhoso.

É título de hoje que “Cavaco Silva considera "impossível impor mais austeridade" aos "novos pobres” . E que o Governo tem de "olhar às pessoas", diz Cavaco Silva. Pretenderá este sujeito que esqueçamos que foi ele mesmo, na qualidade de presidente da República, que se constituiu cúmplice dos causadores da miséria em que tantos portugueses mal sobrevivem? Que esqueçamos que nem pestanejou, nem teve dúvidas sobre a constitucionalidade destas medidas de austeridade que nos sufocam, que não são justas, provavelmente inconstitucionais, que não são equitativas, que permitem aos muito ricos ficarem ainda muito mais ricos e aos pobres passarem a ser mais pobres – aumentando a cada dia o empobrecimento de muitos, a que ele agora chama “novos pobres" fazendo que se preocupa? Dito o que disse e revelada a sua hipocrisia do costume só não sabe quem não quer que o que Cavaco merece de todos nós, os espoliados e empobrecidos, é um grande manguito. Basta de hipocrisia!

Dá para futurar que uma vez mais os portugueses vão deixar branquear os comportamentos inadmissíveis deste sujeito que sustentamos opiparamente em Belém enquanto em nossas casas quase não temos comer ou não temos mesmo. Ou já nem temos casa. A técnica está em marcha e assim, hoje, como antes, vai resultar. Não mais se falará da ganância revelada por Cavaco e do desprezo pelos tais “novos pobres” e antigos quando afirmou descaradamente que com as suas reformas não ganhava para as suas despesas. Nem da sua cobardia ao temer uns miúdos que o esperavam na esperança de lhe lançar (não o fariam) uns ovos em visita presidencial à escola António Arroio. Vai-se passar para outra página fechada atitudes de arrogância do sujeito, o Sabe Tudo em números – e que por isso não vê as pessoas a não ser quando lhe convém, para se “lavajar” das bodegas anteriores onde suja a sua imagem com aquilo que na realidade representa: o pior presidente da República de Portugal na era pós 25 de Abril de 1974, em suposta democracia. Aliás, Cavaco não se mostra nada à vontade em democracia. É aquilo que demonstra com determinadas posturas que assume.

QUE ACONTECEU À PETIÇÃO?

Cerca de 40 mil cidadãos portugueses subscreveram em curtíssimo prazo uma petição para que Cavaco se demitisse, mas disso não mais se falou. Porquê? Saberá o promotor da petição que as dezenas de milhares que a subscreveram foram enganadas se acaso a mesma não teve seguimento? O que se passou? O que se passa? Até parece que foi uma brincadeira de crianças. Mas não. Ou foram os homens do presidente ou de outra área congénere que demoveram o promotor da petição de cumprir o que estava estabelecido? De certeza que há dezenas de milhar a querer saber o que se passou. É que certamente que as pessoas não participaram por brincadeira. Saberemos algum dia se a petição chegou ao seu destino? Terá também sido enviada a Cavaco para seu conhecimento?

Cavaco, o pior. Vamos ter de o gramar até ao final do mandato? Pois vamos. Cavaco, o pior PR. Maldito “karma”, o dos portugueses.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estão a circular no YouTube 2 vídeos a exigir a demissão da Cavaco Silva para dia 12 de Maio.

Ver mais em em http://www.youtube.com/user/revolucaodasvelas

Mais lidas da semana