quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fernando Henrique Cardoso poderá ser convidado para o BCP



Portugal Digital

O antigo presidente do Brasil pode vir a integrar o futuro conselho estratégico do maior banco privado português, segundo a imprensa lusa.

Lisboa - Fernando Henrique Cardoso, antigo presidente brasileiro, poderá vir a ser convidado para fazer parte do futuro conselho estratégico do BCP, um organismo a criar nos próximos meses no maior banco privado português, segundo escreve esta quarta-feira o "Jornal de Negócios".

Os accionistas do BCP querem passar a contar com o aconselhamento estratégico de personalidades de diversos sectores de actividade e de origens geográficas variadas. É esse o objectivo do conselho estratégico, refere a mesma fonte.

Além de Fernando Henrique Cardoso, o novo conselho estratégico deverá vir a contar com duas figuras com ligações à China, escolhas que não são alheias à nacionalidade dos investidores estratégicos que o banco está a procurar atrair.

Recorde-se que a imprensa portuguesa tem vindo a apontar que o BCP poderá vir a contar com novos accionistas brasileiros (o Banco do Brasil já foi referido como potencial interessado) e chineses. A entrada desses investidores permitiria contrabalançar o peso dos accionistas angolanos na instituição bancária lusa.

A presença do capital brasileiro no mercado financeiro português é já bastante significativa, com o Itaú Unibanco na posição de segundo maior accionista do Banco Português de Investimento (BPI) e o Bradesco como accionista de referência do Banco Espírito Santo (BES).

Sem comentários:

Mais lidas da semana