sábado, 25 de fevereiro de 2012

Kevin Rudd com níveis mais elevados de popularidade do que atual PM - Sondagens



DM - Lusa

Camberra, 25 fev (Lusa) -- A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, afirmou hoje estar "incrivelmente confiante" de que irá conduzir o Partido Trabalhista à vitória nas eleições do próximo ano, apesar de novas sondagens revelarem que a população preferia ter o seu rival Kevin Rudd como líder.

A chefe do Governo convocou para a próxima segunda-feira uma votação para a liderança do Partido Trabalhista, numa tentativa de acabar com a luta pelo poder que trava com o seu rival e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Kevin Rudd, que anunciou, na sexta-feira, aceitar o "desafio" de entrar na corrida.

Segundo dados citados num despacho da AP, Rudd sairá perdedor do escrutínio secreto de segunda-feira, já que muitos mais deputados do Partido Trabalhista mostraram publicamente estar do lado de Julian Gillard nas vésperas da votação -- disputa que se prevê que venha a deixar o partido, atualmente no poder, diminuído perante os eleitores independentemente do resultado.

No entanto, os deputados indecisos podem ser influenciados por três reconhecidas sondagens de opinião publicadas nas edições de hoje da imprensa local que mostram que os australianos preferem Rudd como primeiro-ministro em detrimento de Gillard.

A primeira-ministra afirmou hoje continuar confiante de que vai conquistar um forte apoio do partido na eleição de segunda-feira, apesar de o ministro australiano dos Transportes, Anthony Albanese, se ter tornado na figura mais antiga da equipa governativa a anunciar o seu apoio a Rudd.

Julia Gillard afastou Kevin Rudd do cargo de primeiro-ministro, em junho de 2010, num golpe interno, e o seu Partido Trabalhista, de centro esquerda, venceu as eleições desse ano sem maioria absoluta.

Sem comentários:

Mais lidas da semana