sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Partido de Xanana Gusmão vai apoiar Taur Matan Ruak nas eleições presidenciais



MSE - Lusa

Díli, 24 fev (Lusa) - O Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), partido liderado pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, anunciou hoje que vai apoiar o general Taur Matan Ruak nas eleições presidenciais de 17 de março.

"Ontem e hoje decidimos que o partido irá apoiar o candidato Taur Matan Ruak, porque ele preenche todos os requisitos", afirmou em conferência de imprensa o secretário-geral do partido, Dionísio Babo.

Dionísio Babo explicou que depois da conferência do partido, a 7 e 8 de janeiro, a comissão política nacional, juntamente com os coordenadores dos distritos, reuniu-se várias vezes para decidir o candidato ideal a ser apoiado.

O general Taur Matan Ruak apresentou a demissão da chefia das Forças Armadas do país em setembro passado para se candidatar às eleições presidenciais.

Na conferência nacional do CNRT, o partido decidiu apoiar um candidato independente, com capacidade de gestão política e para moderar as instituições democráticas do Estado, assim como para representar Timor-Leste no mundo.

Nota Pagina Global - (Redação – CT)

Em Página Global anunciamos há muito que Taur Matan Ruak é o candidato do CNRT por via de Xanana Gusmão. Afirmamos que existia há muito tempo um acordo entre ambos nesse sentido. António Veríssimo tem escrito sobre o tema, revelando essa informação há mais de dois anos no Timor Lorosae Nação. Perante esta notícia da Lusa, agora impossível de desmentir pelos que diziam ser mentira o que se afirmava - “Taur Candidato Presidencial de Xanana” – os que confiaram em Taur vão ter de engolir o sapo e decidir se continuam ou não a apoiar o general. Na impossibilidade de colher de imediato um texto de António Veríssimo sobre esta notícia da Lusa, pedimos que comentasse via Skype. Oportunamente o Página Global voltará ao assunto. Passamos às declarações de António Veríssimo sobre a notícia agora divulgada pela Lusa:

“Taur mentiu descaradamente” – António Veríssimo

“A notícia caiu nas redações como não notícia, há pelo menos dois anos que vimos dizendo que Taur Matan Ruak acordou com Xanana Gusmão ser candidato à presidência da República com o apoio de Xanana e do seu partido político, o CNRT. Mais recentemente demitiu-se do cargo superior que ocupava nas forças armadas timorenses cumprindo esse acordo e posteriormente anunciou a sua candidatura à Presidência da República reforçando o que haviam acordado há imenso tempo. Taur ao se anunciar independente, creio mesmo que afirmou que não tinha partidos políticos em seu apoio, nem máquina partidária a apoiá-lo, mentiu aos timorenses. Daqui podemos inferir que Taur já há muito tempo que era, e é, o candidato de Xanana Gusmão, como eu já escrevi no Página Global e muito antes no Timor Lorosae Nação. Temos, portanto, mais um aldrabão na cena política timorense. No caso de Taur com o perigo de ser militar. Já não bastava Xanana Gusmão ser um reconhecido mentiroso e golpista com toda a influência nos que detêm o armamento e o seu poder em Timor-Leste, para agora (agora publicamente) ainda Taur se revelar mais um afetado ao golpista. É assim, o general, que se diz do povo, quer chegar ao pote do ouro e do mel e o caminho para isso chama-se enfeudar-se ao CNRT, aos partidos políticos, no fim desse caminho a chave da porta, para entrar e chegar ao pote, chama-se Xanana Gusmão. Taur Matan Ruak está com dono. O guerrilheiro que conhecemos feneceu, tal qual como o que aconteceu a Xanana Gusmão. Taur Matan Ruak passa a ser mais um político e oportunista levado ao colo por Xanana para servir fins que logo veremos quais são, mas que sabemos serem os que Ramos Horta não se dispôs a servir a Xanana a partir de determinado momento. Assim sendo, assim se declarando Ramos Horta, não servia ao atual PM e aí ele foi buscar Taur para atingir os seus fins. Fê-lo pouco tempo depois do atentado a Ramos Horta e Taur sabe que isso é verdade. Xanana fê-lo para servir os seus fins, repito. Quais são esses fins, logo se verá, se Matan Ruak vencer as eleições. O que duvido, que vença as eleições, porque mentiu descaradamente aos timorenses e espero que em Timor-Leste se apercebam disso. É lamentável, que tenha escolhido este caminho e se traia a ele próprio, não só aos timorenses. Bem o dizíamos aqui no Página Global.”

ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR TIMOR-LESTE”, na barra lateral

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana