segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PM defende maior aposta nas áreas rurais para maior desenvolvimento económico



MSE - Lusa

Díli, 06 fev (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, defendeu hoje, no Fórum sobre o Crescimento Inclusivo, que o desenvolvimento económico sustentável para o país passa por uma maior aposta nas áreas rurais.

"Não há dúvidas que o país precisa de crescer em termos económicos para que a sociedade possa usufruir desses benefícios mas (...) como é que o país deve crescer sem enfrentar os excessos, desvios e condicionantes que os outros países passaram?", questionou o primeiro-ministro timorense.

Segundo Xanana Gusmão, a resposta está "num modelo de desenvolvimento sustentável assente num crescimento económico inclusivo que passa necessária e impreterivelmente pelo desenvolvimento das áreas rurais, que têm de ser uma preocupação prioritária".

"É nas áreas rurais que vive cerca de 70 por cento da população timorense", disse, salientando que é naquelas áreas que os benefícios do crescimento mais tardam a chegar e onde é mais difícil aceder à educação, água potável, cuidados básicos de saúde, alimentação e energia.

Para o primeiro-ministro timorense, é preciso aprovar políticas que "encorajem a exploração agrícola numa perspetiva comercial e não só de subsistência" e que incluam formação vocacional especializada.

"O envolvimento das comunidades rurais na agricultura, na pecuária, na pesca e no turismo, áreas onde temos grande potencialidade, é um elemento determinante para a segurança alimentar, para a redução do desemprego, para o desenvolvimento harmonioso e equilibrado entre zonas urbanas e rurais e para a redução da pobreza", salientou.

A economia real timorense, estimulada pelo setor petrolífero, cresceu 12,7 por cento em 2008, 12,9 por cento em 2009, 8,5 por cento em 2010 e 10 por cento em 2011.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh Sr. Alexandre Gusmão,

Só agora viu isso?? Claro que é fundamental reparar as estradas para que as populações rurais tenham melhores acessos aos mercados, promovendo a sua fixação.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana