quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Portugal - Greve dos transportes: Comboios e Metro afetados a partir desta noite



Diário de Notícias - Lusa

O Metropolitano de Lisboa terá a circulação suspensa entre as 23:30 de hoje e a 1:00 de sexta-feira devido à greve de quinta-feira. As perturbações nos comboios urbanos da CP de Lisboa e Porto também deverão começar já esta noite.

CP

"No dia 01 de fevereiro [quarta-feira] poderão ocorrer algumas perturbações nos serviços urbanos de Lisboa e Porto, no período da noite", alertou a CP em comunicado.

A empresa prevê a regularização dos serviços durante a manhã de sexta-feira, "podendo, ainda, verificar-se algumas perturbações ao início da manhã nos serviços urbanos do Porto".

Na quinta-feira, a greve deverá provocar "perturbações na circulação de comboios". O tribunal arbitral do Conselho Económico e Social (CES) determinou a realização de serviços mínimos que, globalmente, correspondem a cerca de 20 por cento das circulações realizadas pela CP num dia normal. Num dia normal, circulam 1.470 comboios, segundo dados da CP.

Metropolitano de Lisboa (ML)

Devido à greve, "prevê-se a paralisação do serviço de transportes do ML entre as 23:30 de dia 01 de fevereiro (hoje) e a 01:00 de dia 03 de fevereiro (sexta-feira)", informa a empresa em comunicado, adiantando que o serviço será normalizado a partir das 06:30 de sexta-feira.

Transtejo e Soflusa

Os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa, empresas que asseguram a travessia do rio Tejo, em Lisboa, também se vão associar à paralisação, parando três horas por turno.

Outros

Estarão também em greve os trabalhadores da Carris, da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), da Refer, da CP - Comboios de Portugal e da CP Carga. Nestas empresas, a greve terá a duração de 24 horas.

Porquê esta greve?

Os sindicatos que apresentaram os pré-avisos de greve contestam as medidas anunciadas pelo Governo para o setor dos transportes.

Sem comentários:

Mais lidas da semana