quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tailândia: Fundador do movimento "camisas amarelas" condenado a 20 anos de prisão



RBV - Lusa

Banguecoque, 28 fev (Lusa) -- A justiça tailandesa condenou hoje a 20 anos de prisão, por fraude empresarial, o magnata da comunicação social Sondhi Limthongkul, um dos mais polémicos políticos do país e fundador do movimento "camisas amarelas", em apoio da monarquia tailandesa.

O grupo político que Sondhi fundou teve um papel decisivo no conflito político que culminou na queda, em 2006, do antigo primeiro-ministro populista Thaksin Shinawatra - irmão da atual chefe do Governo -- e que se encontra exilado desde então.

O Tribunal Penal de Banguecoque condenou Sondhi à pena máxima possível, tendo sido acusado pelo regulador do mercado de capitais da Tailândia de ter falsificado documentos que utilizou mais tarde como garantias para receber o 1,1 mil milhões de bahts (27 milhões de euros) para financiar o seu grupo de média ASTV/Manager.

As grandes manifestações organizadas pelo grupo dos "camisas amarelas" (a Aliança Popular para a Democracia) criaram as condições para o golpe de Estado militar, que um grupo de generais pró-monarquia levou a cabo, em 2006, e que derrubou Thaksin, visto então como o grande inimigo de Sondhi.

Thaksin vive desde então num exílio voluntário, para evitar cumprir a pena de prisão a que foi condenado, à revelia, por corrupção, sendo a sua irmã mais nova, Yingluck Shinawatra, a atual primeira-ministra.

Em 2009, Sondhi sobreviveu a uma tentativa de assassínio, quando um grupo de atiradores disparou sobre o seu carro, numa estação de serviço, tendo o milionário sido ferido na cabeça.

A justiça tailandesa condenou hoje, também, a sete anos de prisão, por crime de lesa-majestade, um dirigente dos "camisas vermelhas", o grupo pró-Thaksin que se opunha aos "camisas amarelas" e com os quais chegou a manter confrontos armados nas ruas da capital tailandesa.

O tribunal condenou Surachai Danwattananusorn, de 71 anos, por ter feito discursos contra a monarquia, nas cidades de Chiang Mai e Udon Thani, no norte da Tailândia, e em Banguecoque.

Sem comentários:

Mais lidas da semana