sábado, 3 de março de 2012

Angola: Mais de 800 milhões de dólares para créditos a empresas



Diário de Notícias - Lusa

Mais de 800 milhões de dólares foram destinados pelo Governo angolano a créditos para as micro, pequenas e médias empresas, que serão disponibilizados a partir da próxima semana, noticia hoje a imprensa angolana.

Segundo a agência Angop e o Jornal de Angola, os créditos, que deverão ser solicitados para já em 500 agências bancárias distribuídas por todo o país, fazem parte do programa de incentivo às empresas privadas, segundo o Programa de Desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (PDMPME).

Este programa, instrumento de promoção e suporte da lei aprovada a 13 de setembro de 2011, entrou em vigor no início do ano.

O acesso ao crédito varia em função da dimensão das empresas e está aberto a empresários angolanos e estrangeiros.

Assim, os micro empresários poderão candidatar-se a créditos até ao máximo de seis mil dólares, com período de carência que varia entre os três e os nove meses, e o reembolso deve ser feito no prazo de 24 meses.

Os restantes empresários terão acesso a créditos de até oito milhões de dólares, com um ano de período de carência e sete anos de reembolso.

Dos cerca de 800 milhões de dólares disponibilizados, a distribuição desta verba prevê que 200 milhões de dólares são atribuídos ao Fundo de Garantias do Programa, 155 milhões dizem respeito ao Fundo de Bonificação das taxas de juros e 220 milhões asseguram o Micro Fomento, onde cabem os chamados micro empresários.

A restante verba está distribuída pelo Fundo de Capital de Risco (100 milhões de dólares), Formação, Consultoria e Incubadora de Empresas (50 milhões), Projetos Específicos de Luanda (39 milhões) e Diversos (43 milhões).

A apresentação deste programa foi feita no passado dia 26 de janeiro por José Eduardo dos Santos, na qualidade de líder do MPLA, partido no poder, durante um encontro promovido por esta formação partidária com empresários nacionais e estrangeiros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana