domingo, 4 de março de 2012

ANGOLANOS GASTAM MAIS QUE ESPANHÓIS EM PORTUGAL




Ana Serafim – Sol, com foto

Os gastos dos turistas angolanos em Portugal foram os que mais aumentaram ao longo de 2011. No ano passado, estes visitantes deixaram em território luso cerca de 223,7 milhões de euros, o que traduz um aumento de 58% face a 2010, quando despenderam 141,6 milhões de euros, segundo o Mediterranean Rim Tourism Monitor, elaborado pela Visa Europe.

O estudo – que contabiliza as despesas pagas com cartões Visa, crédito, débito e pré-pagos, em França, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e Turquia – indica que, no primeiro quadrimestre do ano passado, as despesas de angolanos tiveram a maior subida entre o top 10 dos mais consumidores, ‘engordando’ 68,57%, para quase 57 milhões de euros.

Por países, Angola ocupava a quarta posição desse grupo, atrás da França, Reino Unido e Espanha, lugar que manteve no segundo quadrimestre. Entre Maio e Agosto de 2011, as despesas angolanas voltaram a ser as que mais cresceram, com uma variação de 53,5% face a igual período de 2010, totalizando 76,4 milhões de euros.

Já entre Setembro e Dezembro, Angola substituiu a Espanha, passando para terceiro posto na lista dos dez países, cujos turistas deixam mais dinheiro em Portugal. Nesse quatros meses, os gastos de angolanos avançaram 55,37%, para mais de 90 milhões de euros, uma subida apenas ultrapassada pelas despesas atribuídas a visitantes oriundos de Moçambique.

Nos últimos quatro meses de 2011, estes dois países africanos de expressão portuguesa protagonizaram os maiores aumentos neste indicador, seguidos do Brasil. Segundo as contas da Visa Europe, os 10,9 milhões de euros desembolsados por moçambicanos – que são uma novidade entre o top 10 dos turistas que gastam mais em Portugal – representam um aumento de 87,93% face aos volumes contabilizados no último quadrimestre de 2010. Quanto aos brasileiros, despenderam mais 26,69%, totalizando 47,6 milhões de euros.

Ao todo, entre Setembro e Dezembro, as transacções feitas através dos cartões Visa em Portugal ascenderam a 569 milhões de euros (+ 16,97%). Somando os gastos dos três quadrimestres, os consumidores estrangeiros deixaram no país cerca de 1,85 mil milhões de euros, ou seja, mais 15,1% do que em 2010.

Além das três nacionalidades lusófonas, o ranking dos maiores consumidores em território luso conta sobretudo com países europeus, como a França – que lidera as despesas com 479 milhões de euros gastos em Portugal em 2011 –, Reino Unido (332 milhões de euros), Espanha (172 milhões), Alemanha (51 milhões) e Estados Unidos da América (67 milhões).

Por sectores, o retalho – em que se inclui compras de vestuário –, a hotelaria e o entretenimento são os que mais pesam nos consumos dos turistas estrangeiros em Portugal.

Sem comentários:

Mais lidas da semana