quinta-feira, 1 de março de 2012

Eleições em Timor-Leste são "críticas" para paz e progresso, diz Ban Ki-moon


i online - Lusa

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, alertou hoje para a importância das eleições deste ano em Timor-Leste, que considera "críticas" para a paz e o progresso no país.

"Peço a todos os cidadãos para garantirem que a eleição é credível, transparente e pacífica. Isto é crítico para aprofundar a paz e o progresso em Timor-Leste", disse Ban Ki-moon, numa curta declaração difundida pela rádio das Nações Unidas.

Ban Ki-moon, que acaba de regressar da sua primeira visita a um país lusófono, Angola, lembrou que “a estabilidade e democracia nunca podem ser tomadas como um dado adquirido”, tendo de “ser fomentadas e protegidas”.

Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução que prolongou o mandato da missão em Timor-Leste (UNMIT) até final de 2012, sendo depois substituída por uma presença humanitária.

A votação seguiu-se a um “briefing”, na quarta-feira, com a representante da ONU em Timor-Leste, Ameerah Haq, e o Presidente timorense, José Ramos-Horta, que foi congratulado pelos progressos registados no país.

Timor-Leste foi considerado pelo o embaixador de Portugal na ONU, Moraes Cabral, um "caso de sucesso" na história das missões de paz das Nações Unidas.

Quanto às eleições presidenciais e parlamentares deste ano, no qual o país também comemora o 10.º aniversário da independência, Ameera Haq, representante do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, afirmou que há "todas razoes para acreditar que terão sucesso".

A resolução apela ainda ao governo timorense que tome uma "decisão atempada sobre a natureza, atividades e escopo do papel da ONU pós-UNMIT", em coordenação com a missão, a equipa da ONU no terreno e restantes atores.

Sem comentários:

Mais lidas da semana