sexta-feira, 2 de março de 2012

Empresas de Leiria procuram internacionalizar-se a partir de Cabo Verde



CLI - Lusa

Cidade da Praia, 02 mar (Lusa) - Empresários da região portuguesa de Leiria estão à procura de parcerias para entrar no mercado cabo-verdiano, tendo em vista internacionalizar as empresas e conquistar o mercado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Para isso, sete empresas ligadas à construção civil, agroindústria, ramo alimentar e cordoaria terminaram hoje uma missão em Cabo Verde, organizada pela Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI).

Em declarações à Agência Lusa, a responsável do Departamento de Internacionalização da NERLEI, Petra Moleiro, indicou que, durante os três dias da missão, os empresários conheceram o mercado cabo-verdiano e encontraram-se com empresários locais tendo em vista o estabelecimento de parcerias para futuros negócios.

Petra Moleiro considerou que a missão foi "bem sucedida", já que foi possível conhecer o funcionamento do mercado cabo-verdiano.

"A maior dessas empresas nunca tinha tido qualquer tipo de contacto nem com o mercado nem com empresas cabo-verdianas. Fator positivo é terem ficado a conhecer as principais oportunidades de negócio e o como funciona o mercado local", disse.

A responsável da NERLEI acrescentou que, durante os encontros, surgiram algumas possibilidades de estabelecimento de parcerias entre as empresas cabo-verdianas e mesmo de implementação de empresas leirienses em Cabo Verde.

"Há também possibilidades de estabelecimento de parcerias e de deslocalização de empresas para Cabo Verde, que vão ser trabalhadas. As empresas saíram daqui todas muito satisfeitas e julgamos que, dentro de alguns meses, todas deverão voltar aqui para dar seguimento aos contactos já estabelecidos", disse.

Petra Moleiro destacou que a implementação das empresas em Cabo Verde, se se concretizar, seguirá uma lógica de primeira experiência de internacionalização.

"Sabemos que Cabo Verde é um país que produz muito pouco e queremos ajudar. Por isso mesmo, algumas empresas estão cá para se instalar em Cabo Verde, produzir e poder depois exportar a partir daqui", explicou.

"Há uma forte ligação entre Portugal e Cabo Verde e acreditamos que é um bom mercado para se iniciar a internacionalização e, posteriormente, alargar a sua atividade a outros países da zona africana. Neste sentido, Cabo Verde pode servir de plataforma para o mercado da CEDEAO", com mais de 280 milhões de habitantes, acrescentou.

A missão, que esteve nas ilhas de São Vicente e Santiago, serviu ainda para a preparação de futuras relações de parcerias entre a NERLEI e outras associações cabo-verdianas ligadas ao empresariado.

Participaram da missão empresarial as empresas Caixifer (serralharia), Espelhos do Liz (transformação de vidro), Incarpo (do ramo alimentar), Isolporta (materiais de construção), Pervedant (indústria de plástico) Promor (agroindústria) e Tecfil (cordoaria).

Sem comentários:

Mais lidas da semana