sexta-feira, 16 de março de 2012

Falta de material de asfalto compromete obras de manutenção de estradas em Maputo



MMT - Lusa

Maputo, 16 mar (Lusa) - Moçambique está a enfrentar uma rotura no stock de material de asfalto desde outubro, o que está a comprometer a manutenção das estradas, nomeadamente na capital, disse o edil de Maputo, assegurando que a situação será resolvida até abril.

Vários automobilistas têm reclamado da dificuldade em transitar nas ruas da capital moçambicana, devido aos buracos, mas o presidente do município de Maputo justificou o facto com a escassez de material de asfalto no mercado moçambicano.

"De outubro para cá, Moçambique está com crise de abastecimento de asfalto. No caso do município de Maputo, até temos asfalto já pago, comprado, só que o fornecedor não tem (o produto). Foi um problema na África do Sul. Os nossos fornecedores aqui não conseguiram rapidamente ter alternativa de compra de asfalto", disse David Simango, em declarações aos jornalistas.

O presidente da autarquia garantiu, no entanto, que, recentemente, o município negociou com uma empresa a importação do alcatrão da Turquia, mas esta não conseguiu abastecer o mercado com cimento em quantidades suficientes.

"Em fevereiro, uma outra empresa conseguiu ter asfalto, penso que vindo da Europa, e entendeu-se com o município e agora está a fornecer-nos o asfalto. A partir da altura que conseguirmos asfalto, nós retomamos o trabalho de intervenções nas vias da cidade", disse.

Mas, referiu, a autarquia está a levar a cabo "pequenas intervenções", em parte devido à queda de chuva constante no sul de Moçambique.

"Elas vão ser mais intensas quando a época chuvosa terminar, o que quer dizer a partir de abril teremos muitas obras na nossa cidade, umas de manutenção, outras de reabilitação e de construção", garantiu Simango.

Sem comentários:

Mais lidas da semana