quarta-feira, 7 de março de 2012

Moçambique: Ex-guerrilheiros da Renamo morrem na rua dos sem medo



Denunciam religiosos da cidade de Nampula

Nelson  Belarmino – O País (mz)

O facto foi ontem anunciado em conferência de imprensa convocada pelas confissões religiosas. Os “religiosos” pedem também um encontro com Dhlakama para busca de possíveis soluções, mas este ignora-os.

O Fórum das Confissões Religiosas da cidade de Nampula, constituído por líderes das religiões muçulmana e cristã, convocou ontem jornalistas para denunciar a morte, por doença, de três ex-guerrilheiros da Renamo que se encontravam no grupo dos “aquartelados” e que, há sensivelmente dois meses, acampam na rua dos sem medo, na cidade de Nampula.

Na conferência de imprensa que teve lugar no Jardim Parque dos continuadores, os religiosos manifestaram profunda preocupação com o que se vive na referida rua, sita no bairro de Muatala.

Falando, no encontro com a comunicação social, Issufo Ossufo, secretário executivo da Confraria Muçulmana Cadria Bandad em Nampula, que igualmente assume as funções de coordenador de fórum, disse que os “religiosos” temem que estas mortes continuem a acontecer. A vulnerabilidade é, segundo o fórum, explicada pelo facto de, neste momento, haver sinais de eclosão de cólera na zona onde estão acampados os ex-guerrilheiros.

Volvidos quase dois meses, começam a aumentar os casos de fecalismo a céu aberto que, calhando com a época das chuvas, concorrem para agravar as já deploráveis condições de saneamento do meio, particularmente no quintal da delegação da Renamo (situada ao longo da referida rua). Nesse local, o número de latrinas existentes não satisfaz à quantidade dos homens da Renamo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana