domingo, 18 de março de 2012

Votação a decorrer com tranquilidade na Guiné-Bissau, segundo CNE



FP – Lusa, com foto

Bissau, 18 mar (Lusa) - A votação de hoje para as eleições presidenciais na Guiné-Bissau está a decorrer com tranquilidade em todo o país e a generalidade das urnas já abriu, disse à agência Lusa fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Em Bissau, numa ronda feita pela Lusa, às 08:00, uma hora após a abertura das urnas, a votação decorria com tranquilidade e nalgumas mesas de voto registavam-se pequenas filas.

Às 07:00, hora de abertura e quando o sol ainda nem tinha nascido, nem todas as mesas estavam já abertas, embora o facto de serem montadas nas ruas permitisse que a falta de energia elétrica não afetasse o processo.

A mesa 1, distrito 30, da rua Vitorino Costa, em Bissau, foi das que abriu com atraso (um pouco mais de 30 minutos), depois de os delegados da CNE terem conferido o número de boletins de voto e de eles mesmo e os representantes das candidaturas terem votado.

Jaime Antunes Barbosa, 58 anos, foi depois o primeiro a votar. Sofreu um acidente e estava internado numa clínica, mas pediu para ir votar e esperou pacientemente que pudesse exercer o seu direito, numa eleição para "tranquilizar" o país.

Também ele tranquilo, melhor de saúde e "já sem febre", deixou a mesa de voto com o dedo marcado com tinta indelével, uma das formas para controlar a votação.

Durante a manhã, está prevista a votação do Presidente interino, Raimundo Pereira, e de todos os candidatos presidenciais. Kumba Ialá, apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS) é o único que vota fora de Bissau, na segunda cidade do país, em Gabu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana