sexta-feira, 27 de abril de 2012

BRICS: BANCO DE DESENVOLVIMENTO VAI SER LANÇADO EM 2013




Joanesburgo - O banco de desenvolvimento do bloco de economias emergentes BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) vai ser lançado em 2013 na África do Sul, anunciou hoje (quinta-feira) a ministra sul-africana das Relações Exteriores, Maité Nkoana-Mashabane.

"Aguardamos com ansiedade esse momento histórico em que teremos a oportunidade de lançar o banco de desenvolvimento do BRICS durante os primeiros quatro meses do próximo ano", disse em Pretória Maité Nkoana-Mashabane.

Os líderes dos BRICS reuniram-se em Março de 2012 em Nova Deli para discutir a arquitectura do banco de desenvolvimento, que terá por missão financiar as infra-estruturas dos membros e actuar como alternativa ao Banco Mundial e outros organismos aos quais os cinco recorrem normalmente para financiamento de projectos.

Os BRICS tem exigido nos últimos anos uma voz mais activa nas instituições financeiras globais, que consideram sob controlo dos Estados Unidos e da Europa e, de maneira geral, pouco sensíveis às necessidades dos países em desenvolvimento.

No passado dia 03 de Abril, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, afirmou que a instituição a que preside está disponível para trabalhar com o futuro banco para o desenvolvimento que os BRICS vão criar.

Sem comentários:

Mais lidas da semana