quarta-feira, 25 de abril de 2012

ELE COMEMORA, POIS CLARO, O 24 DE ABRIL




Orlando Castro*, jornalista – Alto Hama*

O primeiro-ministro do reino lusitano disse hoje que se está nas tintas para a ausência de Mário Soares e Manuel Alegre nas comemorações oficiais do 25 de Abril.

Passos Coelho continua a sua senda. Se ele não quer saber dos portugueses, porque carga de chuva haveria de querer saber de Mário Soares e Manuel Alegre.

Passos Coelho terá dito que está "habituado a que ao longo dos anos algumas figuras queiram assumir protagonismo em datas especiais".

Tem razão. Quando se olha ao espelho, o primeiro-ministro não vê que é um pigmeu. E como se julga líder de uma casta superior, eventualmente divina, lá vai continuando a borrifar-se para todos aqueles que se atrevem a pensar de forma diferente da sua.

O primeiro-ministro frisou que esta data "não pertence ao Governo, pertence ao país". Bem dito. Mas, falta acrescentar, como o país lhe pertence, quem não estiver de acordo que vá pregar para outra freguesia, se possível para outro país.

Em abono das teses do sumo pontífice do reino lusitano recordo as palavras de Miguel Relvas, também ele um dos donos da verdade e do país: "Nós não culpamos mas também não esquecemos, a realidade é visível. Todos nós somos obrigados a ter memória, ela é muitas vezes intencionalmente apagada por aqueles que têm responsabilidades".

Tenhamos então, até para não defraudar o repto dos donos do reino, memória.

“Não acredito que quando começarem a morrer pessoas à fome, quando começar tudo numa barafunda, se continue a achar que vale a pena puxar a manta”, afirmou o bispo das Forças Armadas a propósito das medidas tomadas pelo governo esclavagista de Portugal, explicando que “as medidas da troika são duras mas não me deixam surpreso, mas depois descubro que os nossos governantes vão além dos sacrifícios impostos pela troika e fico atónito”.

D. Januário Torgal Ferreira nota, como acontece com os mais de 1.200 mil desempregados, 20 por cento de pobres e outros tantos que já nem pratos têm,“uma grande insensibilidade social, apesar de haver muita gente no governo com boas intenções”.

Se calhar até há gente em Portugal com boas intenções. Não creio, ao contrário do bispo, que estejam no Governo ou perto dele. Quando muito andarão as escarafunchar nos caixotes do lixo que circundam o Palácio de S. Bento.

D. Januário Torgal Ferreira entende, ao contrário dos donos do reino, que “não são os trabalhadores por conta de outrem os assassinos do país”, acrescentando que esta ideia é “uma calúnia e um aproveitamento, porque na crise revelam-se oportunidades para explorar os explorados”.

Por outro lado, Pedro Passos Coelho –importa não o esquecer, importa recordá-lo, importa ter memória – pergunta: “A quem serve este regime, que supostamente é extremamente avançado de direitos sociais? Que regime avançado é este que só gera desemprego, precariedade, recibos verdes ou contratos a termo? Temos medo das pressões, ou da contestação ou das greves que possam surgir?” e responde “eu não tenho!"

Isto foi dito, repare-se, numa sessão evocativa em memória de Francisco Sá Carneiro, no Porto, o que só por si revela a lata, o nanismo intelectual e a falta de vergonha do primeiro-ministro e líder do PSD.

Os devaneios de um anão que se julga gigante ,relembram-me mais algumas das afirmações de D. Januário Torgal Ferreira, para quem se Francisco Sá Carneiro fosse vivo caía para o lado. No entanto, como já morreu, deve estar – segundo o bispo das Forças Armadas - a dar voltas no túmulo já que, acrescenta, a austeridade (entre outros dislates deste governo) é uma espécie de "terrorismo".

Recordemos um pouco mais o que diz este bispo que teima em pôr os portugueses a pensar pela própria cabeça, e a rejeitar qualquer intervenção cirúrgica que vise a substituição da coluna vertebral.

"A mim, também me dava jeito um desvio colossal. Depois em Março alguém pagava", disse, desconfiado das razões que levaram à decisão pelas novas medidas de austeridade. "Nada é explicado. Fico com uma grave suspeita sobre a verdade de tudo isto", acrescentou D. Januário Torgal Ferreira, em declarações à RTP.

"A Igreja tem de respeitar a justiça e lutar pelos direitos humanos. Não pode acatar qualquer acto terrorista", disse o bispo das Forças Armadas, quando confrontado com uma pergunta sobre a posição da Igreja face às novas medidas de austeridade. "Há vários tipos de terrorismo, o intelectual, o do medo", disse o bispo.

"Agora é assim? Em Fevereiro os reformados não vão receber. E em Março são os funcionários que ficam sem receber?", questionou. Mas o primeiro-ministro disse que lamentava ter de aplicar estas medidas, argumentou a jornalista da RTP. A resposta foi lapidar: "Já vi muita gente a lamentar e depois ir assaltar um banco. Ou a abandonar a mulher e os filhos e a dizer: lamento".

“É preciso ter muito cuidado. Porque é nestas horas que se fazem grandes fortunas. E, sobretudo, é nestas horas em que os mais pobres ficam mais pobres e alguns ricos ficam muitíssimo mais ricos”,disse o mesmo prelado no Funchal, à margem da comemoração dos 58 anos da Força Aérea Portuguesa.

“Nós temos de lutar e dizer em voz alta, com respeito, respeitando a liberdade, respeitando as pessoas, mas respeitando antes de mais a verdade”, apontou D. Januário Torgal Ferreira.

É claro que ao bispo das Forças Armadas é mais fácil dizer estas verdades. Desde logo porque, ao que julgo, o actual (como o anterior) ministro da Defesa não o despediu ou – como fez o governo anterior e o fará o actual - deu cobertura a despedimentos colectivos nas Forças Armadas.

Passos Coelho esclareceu que, com a actual legislação, existem "cada vez menos trabalhadores, porque aqueles que podem oferecer emprego têm medo de o fazer, anão ser em regime de recibo verde". Sim. Deixam, contudo, de ter medo quando o trabalhador é militante do PSD.

Pois é. Tal como os sacos vazios não se aguentam de pé, também os portugueses, e pela mesma razão, estão de cócoras e de mão estendida.

A verdade é que sempre que o Governo de Passos Coelho abre a boca saem novos impostos, novos cortes, novas taxas, novas regras para que todos os escravos aprendam a viver sem comer.

A procissão ainda vai no adro, mas é já possível dizer que o primeiro-ministro transformou José Sócrates num ingénuo pilha-galinhas.

Como se já não bastasse entrar descarada e criminosamente nos bolsos, na saúde, na vida dos portugueses, o Governo resolve todos os dias pô-los de pernas para o ar, numa voraz sofreguidão para ver se não há nenhum cêntimo escondido nas dobras das calças rotas.

Se eles, Passos Coelho e companhia, entendem que devem roubar aos milhões que têm pouco, ou nada, para dar aos poucos que têm milhões, os portugueses têm de sair à rua e usar o seu legítimo direito à indignação, mesmo que para isso seja necessário pagar na mesma moeda do Governo: olho por olho, dente por dente.

Vão acabar cegos e desdentados? Talvez. Mas para quem só vê os outros a comer tudo e a não deixar nada, pouco diferença fará ter olhos e dentes…

* Orlando Castro, jornalista angolano-português - O poder das ideias acima das ideias de poder, porque não se é Jornalista (digo eu) seis ou sete horas por dia a uns tantos euros por mês, mas sim 24 horas por dia, mesmo estando (des)empregado.

Título anterior do autor, compilado em Página Global: HOJE É 24 DE ABRIL. E DEPOIS DE AMANHÃ TAMBÉM

Sem comentários:

Mais lidas da semana