sábado, 7 de abril de 2012

Moçambique - Gás: CONCLUÍDO COM SUCESSO NONO FURO



Rádio Moçambique

Os concessionários da Área 1 da Bacia do Rovuma, no norte de Moçambique, liderados pela petrolífera Anadarko Moçambique, concluíram com sucesso a abertura do furo de avaliação Barquentine-4.

Segundo informações do Ministério dos Recursos Minerais apurados pela AIM, este é o nono furo de pesquisa e avaliação efectuado com sucesso naquela área.

O MIREM refere que o furo Barquentine-4 localiza-se em águas profundas, a 1.650 metros, a 6,5 quilómetros a noroeste do furo Barquentine-1, onde foram encontrados 160 metros de areias saturadas de gás natural.

Após a conclusão das operações de encerramento deste furo de avaliação, as actividades de perfuração prosseguem com a abertura de furos de pesquisa nos prospectos Atum e Golfinho devendo, o segundo navio sonda continuar com as operações de testagem dos furos.

O MIREM disse que as descobertas efectuadas no bloco 1, baptizadas com os nomes de Windjammer, Barquentine, Lagosta e Camarão serão uniformizados passando a ser designadas por Prosperidade.

“Esta uniformização tem em vista atribuir um único nome a este gigantesco campo de gás, sendo feita, após auscultação aos alunos das 6ª e 7ª classes da Escola Primária Completa de Palma (Província de Cabo Delgado) que na sua maioria, votou pela designação Prosperidade” refere o MIREM.

Estima-se que o campo de gás natural Prosperidade na Área 1 tenha reservas recuperáveis entre 17 a 30 triliões de pés cúbicos.

Os concessionários da Área 1 são a Anadarko Moçambique com 36,5 por cento de participações, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (15), a Mitsui do Japão (20), a Videocon e Barat Petroleum ambas da Índia (com 10 cada) e Cove Energy da Grã-Bretanha com 8,5 por cento.

(AIM)

Sem comentários:

Mais lidas da semana