domingo, 22 de abril de 2012

O BOSQUE EM FLOR



Rui Peralta

Guiné-Bissau: notas sobre a geoestratégia do narcotráfico (1)

Em 24 de Setembro de 1973 o PAIGC proclamou ao mundo a independência de um quase desconhecido território da Africa Ocidental, denominado Guiné Portuguesa que após essa data seria conhecida por Republica da Guiné-Bissau. Terminavam, assim, 11anos de luta armada, culminação de uma longa tradição de resistência ao colonialismo.

Os povos da Guiné-Bissau

A diversidade étnica que caracteriza este território foi sempre um elemento de fascínio entre os primeiros viajantes, anotada por André Alvares de Almeida em 1594, André Donelha em 1625 e Francisco Lemos de Azevedo Coelho em 1694. Célebre foi o comentário de Philip Beaver, oficial da marinha britânica, que chefiou uma falhada tentativa de criar um aldeamento colonial na ilha de Bolama em 1792, escreveu no seu African Memoranda: “Parece que cada riacho separa tribos distintas.”

Diversidade étnica e multiplicidade cultural fazem da Guiné-Bissau um mosaico de etnemas, pelo que vou referir neste artigo apenas os grupos principais e mais representativos no quadro geral da população guineense.

Balantas

A sociedade balanta é considerada socialmente não estratificada. Não conhecem uma autoridade central e a sua organização social consiste nas tabancas, aldeias com as suas próprias singularidades e soberania. As tabancas eram administradas colectivamente por um conselho de homens grandes, anciãos. Estes conselhos regulavam os assuntos da tabanca e os seus elementos não gozavam de privilégios.

A principal actividade dos balantas é a agricultura de subsistência. A terra é comunitária, pertence á comunidade da tabanca, sendo distribuída de acordo com as necessidades de cada família. Os instrumentos de trabalho são propriedade privada. Existiam dois tipos de terra: a percentagem maior das terras da tabanca era pública, para cultivo e a percentagem menor eram terras sagradas, reservadas aos templos animistas de Aule, Irã e outras poderosas forças sobrenaturais, que garantem, através dos cerimoniais e rituais, uma coesão social mínima.

A sociedade balanta tradicional era uma sociedade igualitária, sem distinções sociopolíticas hereditárias, praticando o sistema de classes de idade.


Felupes

Os Felupes pertencem ao grupo djola e estão localizados entre os rios Gâmbia e Cacheu, sendo que na Guiné-Bissau habitam a região fronteiriça com Casamance. A sua organização socioeconómica e política é semelhante aos balantas. Administrativamente organizados em Tabancas, geridas por conselhos de anciãos, cujos elementos não detinham quaisquer privilégios. A coesão social era assegurada pelos cultos animistas.

A actividade económica felupe consiste na cultura do arroz, criação de gado, pesca, caça e extração de vinho de palma, o bunuk, de grande valor nos cerimoniais animistas. As terras eram comunitárias, para uso das famílias. As relações entre os diferentes grupos profissionais, visto esta ser uma sociedade com maior divisão de trabalho do que as sociedades balantas, eram feitas através da troca de produtos.

Banhuns

Grupo localizado na região de São Domingos. Sociedade estratificada, diferenciada por títulos nobiliários. Cada nobre tem a sua cadeia de súbditos e é proprietário de terras. O rei, conhecido por jágara, é súbdito do rei dos cassangas.

Cassangas

Grupo que habita, actualmente, a norte de São Domingos. Auto denominam-se ihadja. Quando da chegada dos portugueses, os cassangas ocupavam um vasto território que abrangia a actual Casamance, sendo a residência real em Brikama.

A sociedade Cassanga assenta numa estruturada hierarquia de reis e nobreza que detêm o poder e é proprietária da terra. Os reis cassanga eram súbditos do suserano mandinga, sendo parte integrante do império mandinga.

Biafadas

Sociedade estratificada, de profunda diferenciação social entre a nobreza, detentora de terra e o povo.

Bijagós

Este é um mosaico dentro do mosaico. É um arquipélago de sociedades diversificadas de ilha para ilha. Como os habitantes destas ilhas são descendentes de povos dos territórios adjacentes as afinidades são manifestas, nos parentescos e nos rituais e cerimonias religiosas.

A heterogeneidade da sociedade bijagó é manifesta e de ilha para ilha encontram-se sociedades díspares, desde as mais complexas e hierarquizadas às mais simples e igualitárias.

Manjacos

Sociedade profundamente estratificada e hierarquizada, governada pelo “rei dos reis” o nacine bacine.

Abaixo do rei estavam os chefes territoriais, bacine (plural de nacine) recrutados exclusivamente entre as castas baxasan e babucin. Na escala seguem-se os sacerdotes, bapene, os que zelam pelos templos do culto outchai, os bamana, os conselheiros chefes de vários níveis (metak, nagak, kandjan e namuan) os guerreiros, bandjafo, as subdivisões profissionais (cultivadores, ferreiros, constructores, tecelões, tocadores de tambor, etc.) e por fim os escravos, baluk.

A estrutura política manjaca está organizada a três níveis: central, regional e local. No nível central, em Bassarel, estava o rei, com enormes e amplos poderes e privilégios. Nomeava os chefes territoriais, apropriava-se de mão-de-obra, criava impostos e taxas e recebia toda a espécie de dádivas.

A nível regional os chefes territoriais, governadores, dirigem as actividades económicas, sociais e culturais. Nomeiam os chefes locais e toda a espécie de auxiliares. Podem explorar mão-de-obra sem pagar e recebem dádivas e taxas, pagamentos diversos em espécie e dinheiro, tendo direito a receber duas pernas por cada animal abatido para os funerais (choros).

A nível local, na tabanca, os chefes de tabanca (nacinmetu) dirige da mesma forma que os chefes territoriais, só que a uma escala mais reduzida, tendo os mesmos privilégios e direitos. A este nível os chefes tinham uma função adicional: a resolução de problemas familiares e entre as famílias, na tabanca.

A terra era propriedade privada e colectiva, pois algumas extensões de terra de baldio eram pertença da comunidade. Existiam também terras que eram propriedade dos chefes e que estes colocavam á disposição do povo, em troca de contribuições em géneros e gado.

A riqueza era e é calculada em termos de quantidade de terra, cabeças de gado e número de esposas. O mais importante é o gado, porque com ele negoceiam-se as terras e as esposas. Por sua vez estas não são apenas um símbolo de posição social, mas também um meio de produção, pois a mulher tem uma participação directa na produção, principalmente na cultura do arroz, onde são responsáveis pela sementeira e colheita.

Mandingas

Pertencem ao grupo linguístico mande, ao lado dos bambaras, do Mali, susus e djalonkes da Guiné-Conakry, mendes e vais, da Serra Leoa e mandingas do Senegal e da Gâmbia. O seu território de origem na região de Manden, perto de Bamaco, capital do Mali.

A sua base económica é a cultura de produtos de subsistência, como o milho, a mandioca, o arroz e a batata doce e produtos de exportação como o algodão, o sésamo e o amendoim. O comércio é outra importante actividade mandinga, principalmente o comércio de sal, noz de cola e tecidos de algodão.

A sociedade mandinga é patriarcal e profundamente estratificada, num sistema rígido de castas e classes. Os nobres identificam-se pelo seu apelido: Sané e Mané. São duas famílias que monopolizam o poder político e governam as regiões. Constituem a casta nyancho, com origem na casta foros, de agricultores, criadores de gado e comerciantes. Os artificies, tocadores de tambor e contadores de histórias são a casta nyamalo. Os escravos domésticos, de que ainda existem reminiscências, constituem a casta dyo.

A sociedade mandinga organizava-se também por grupos de idades, kafo, organização funcional, com fins militares e sociais.

Fulas

Assim denominados pelos mandingas e pelos portugueses, conhecidos pelos ingleses como fulanis e pelos franceses como peuls. Auto designam-se por pulo ou fulbe e pertencem a um grupo localizado na Africa Ocidental, dos Camarões ao Senegal.

Originariamente eram pastores nómadas e surgem na Guiné-Bissau no seculo XV, sendo dominados pelos mandingas, a quem pagavam tributo, sendo escravizados quando não podiam efectivar o pagamento. Neste território dividem-se em 3 grupos principais: os fula-forro, nascidos livres, os fula-pretos, descendentes dos fulas cativos dos mandingas e os futa-fulas, os fulas das regiões de Fata Djalon, Futa Toro, Quebo e Boé.

Esta era uma sociedade profundamente estratificada, principalmente os futa-fulas, que estabeleceram um Estado Teocrático em Futa Djalon, no seculo XVII, após a queda do Imperio Mandinga. Nos restantes dois grupos fulas o sistema de castas não cultiva a mesma rigidez, mantendo ainda algumas particularidades das suas origens nómadas, no caso dos fulas-forros e da aculturação mandinga nos fulas-pretos.

A criação de gado e a agricultura de subsistência são as principais actividades económicas fulas, embora participem na agricultura de exportação, principalmente na exploração do amendoim.

Fontes
Peter Karibe Mendy; Colonialismo português em África: A tradição de Resistência na Guiné-Bissau (1879-1959); INEP, Bissau, 1994
Carlos Lopes; A transição histórica na Guiné-Bissau: Do movimento de libertação nacional ao Estado-Parte1 Nação ou Nação em formação?; Institut Universitaire d’Etudes du developpement, Geneve, 1982
J.Bowman Hawkins; Conflict, Interaction and Change in Guinea-Bissau, 1850-1900; California University Press, Los Angeles, 1980

Ver todos os artigos de Rui Peralta – também em autorias na barra lateral

Sem comentários:

Mais lidas da semana