domingo, 1 de abril de 2012

Portugal - Greve geral: MAI recebe segunda-feira relatório sobre incidentes no Chiado



TSF

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou hoje que o relatório do processo de averiguações aos incidentes de 22 de março, lhe será entregue esta segunda-feira.

«Tanto quanto estou informado, o relatório da averiguação vai-me ser entregue amanhã [segunda-feira]», afirmou Miguel Macedo adiantando que o processo «vai ter conclusões e propostas».

«Sobre elas, eu vou ter de tomar uma posição», acrescentou.

Recorde-se que na tarde de 22 de março, em dia de greve geral convocada pela CGTP, a Polícia de Segurança Pública (PSP) e várias pessoas ligadas à plataforma 15 de Outubro envolveram-se em confrontos junto ao Largo do Chiado, em plena baixa lisboeta.

Depois de vários manifestantes terem arremessado objetos contra agentes e da esplanada do café A Brasileira ter sido praticamente destruída, a PSP reforçou a sua presença com elementos das Equipas de Intervenção Rápida (EIR) e do Corpo de Intervenção.


A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um processo de averiguações, estando «previsto» que o respetivo relatório seja entregue esta segunda-feira ao ministro Miguel Macedo.

«Este não vai ser um daqueles casos em que se manda averiguar no país e depois nunca há conclusões», garantiu o ministro, frisando que este caso «não vai ficar escondido, para nunca mais ver a luz do sol», antes «é para ver, sem problema nenhum».

«É assim que deve ser em democracia», rematou Miguel Macedo.

Opinião Página Global

Começando pelo fim. Remata o ministro da polícia: “É assim que deve ser em democracia”. Se não fosse triste dava para rir a bandeiras despregadas e rebolarmo-nos no chão de gozo. Estes sujeitos enchem a bocarra com a palavra democracia e não mais que isso. Grave ainda porque julgam estar a falar para deficientes mentais, para quem não recorda e sabe que de democracia este sistema já tem muito pouco e ainda que, neste caso, causa do pseudo relatório (quem pode acreditar num Bando de Mentirosos?), nada provará que seja credivel.

Como pode ser credível se ao ser este apresentado nunca mais vimos os resultados do inquérito dito, pelo PGR, vir a ser eleborado para apurar sobre os acontecimentos em São Bento, junto à Assembleia da República, quando da anterior greve geral em que a UGT também participou? Porque escondem os resultados e porque não mostram com honestidade que a PSP infiltra nas manifestações agitadores arruaceiros para causarem o caos e servirem de desculpa para as intervenções dos agentes selvagens ao serviço da repressão proporcionada por Passos e seus seguidores. Aliás, tradições do PSD quando é governo, como com Cavaco PM – nesse até balas atingiram portugueses.

Pois que venha o relatório anunciado pelo ministro da polícia. É amanhã? Segunda-feira, 2 de Abril? Que pena não ter sido hoje, dia 1. Hoje, um dia apropriado. Dia das Mentiras. É que assim sempre haveria por base uma desculpa alusiva ao dia… Gato escaldado de água fria tem medo, diz o adágio. Pudera. São um bando de mentirosos! (Redação PG – AV)

Sem comentários:

Mais lidas da semana