domingo, 1 de abril de 2012

Presidente da Anafre agradeceu aos "mais de 200 mil portugueses" que se manifestaram



i online – Lusa - ontem

O presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) Armando Vieira esteve no Rossio, em Lisboa, a agradecer ao "mais de 200 mil portugueses" que se manifestaram hoje em defesa das freguesias.

No seu discurso, proferido enquanto ainda estavam manifestantes a descerem a avenida da Liberdade, o dirigente afirmou que "a causa primeira é a da gente com rosto".

"São os que nos estendem a mão que apertamos, os que nos contam os seus problemas, que partilhamos e gente anónima para outros, mas a quem chamamos pelos nomes", disse.

Armando Vieira garantiu que o caminho a seguir "não é por ali" numa alusão à reforma que o Governo quer seguir, que passa por reduzir o número de freguesias existentes.

A Anafre garante ter consciência que já levou a sua mensagem a todos os responsáveis e decisores do país e que esta reforma deve ser promovida com as freguesias.

Sobre a manifestação de hoje, que segundo a organização juntou na capital cerca de 200 mil pessoas, caracterizou-a como "grande afirmação" cultural, etnográfica, demonstrativas das raízes, da riqueza e da representatividade das freguesias".

Entre gritos "Portugal, Portugal", Armando vieira concluiu que a manifestação foi, acima de tudo, "uma grande lição de força e humildade".

Milhares de pessoas a caminho do Marquês de Pombal para "manifestação das freguesias"

"O coveiro das freguesias" e "Relvas é piegas" são algumas das frases escritas em cartazes transportados pelos milhares de pessoas que se encaminham para o Marquês de Pombal, em Lisboa, em protesto contra a extinção de freguesias.

Hoje, Lisboa é verdadeiramente a capital do país ao acolher grupos folclóricos, fanfarras e 'Zés Pereiras' vindos de norte a sul de Portugal numa manifestação que pretende convencer os partidos com assento parlamentar a voltarem atrás quanto à fusão de freguesias.

Entre bandeiras das suas freguesias, os manifestantes também usam bonés e camisolas, muitas delas pretas, numa alusão ao luto pelo fim das freguesias.

A música ambiente também é uma mostra das tradições populares portuguesas e faz-se ouvir com bombos, gaitas-de-foles e outros instrumentos que viajaram até Lisboa ao longo de várias horas e ainda mais quilómetros.

O protesto é organizado pela Associação Nacional de Freguesias (Anafre) e realiza-se um dia depois de o grupo parlamentar do PSD ter apresentado uma proposta à Anafre segundo a qual os municípios podem fundir menos 20% das freguesias em relação aos critérios definidos inicialmente na reforma administrativa, que previa a agregação de 1.000 a 1.500 destas autarquias.


O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje uma "resposta espantosa" do povo português de "condenação" ao Governo a "grande manifestação" contra a reorganização das freguesias que está a decorrer em Lisboa.


O líder do BE considera que a manifestação contra a reorganização das freguesias, em Lisboa, é uma "moção de censura" ao Governo e à 'troika' e reiterou o "empenho" do Bloco "contra a destruição do mapa do país".

Sem comentários:

Mais lidas da semana