segunda-feira, 7 de maio de 2012

Alemanha propõe pacto de crescimento a Hollande, mas insiste no Tratado Orçamental



FA - Lusa

Berlim, 07 mai (Lusa) - A Alemanha propôs um pacto de crescimento para a Europa ao novo Presidente da França, François Hollande, acentuando a necessidade de se ratificar o Tratado Orçamental para uma maior disciplina financeira entre os países subscritores.

"Iremos elaborar em conjunto um pacto de crescimento na Europa, que crie mais crescimento económico com mais competitividade", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westerwelle, na recepção da Embaixada de França em Berlim, no domingo à noite.

O político liberal mostrou-se também convicto de que a nova direção socialista em França e o Governo de centro-direita em Berlim "irão cooperar muito, muito estreitamente", vincando que as relações franco-alemãs "não dependem da política partidária".

Depois de enviar cumprimentos a Holande pela vitória eleitoral, Westerwelle disse ainda que o destino da Europa "depende seguramente da forma como se preservarem as estreitas relações e a parceria" entre a França e a Alemanha, as duas maiores economias da zona euro.

Simultaneamente, o chefe da diplomacia alemã desvalorizou as divergências entre os dois governos, manifestando a esperança de que Hollande se distancie das suas promessas eleitorais de abandonar o rumo da austeridade e financiar medidas de crescimento.

Quando a nova direção gaulesa tiver de tomar decisões neste domínio, "prevalecerão as responsabilidades pelo próprio país, pelo próprio povo e por todo a Europa", acrescentou Westerwelle, lembrando que o Tratado Orçamental Europeu está decidido.

Ao mesmo tempo, o político alemão abriu a porta a um compromisso com Paris, indicando que a disciplina orçamental e uma política orientada para o crescimento económica "são duas faces da mesma moeda".

Hollande anunciou na campanha eleitoral que pretende renegociar o Tratado Orçamental, ou pelo menos complementá-lo com medidas para incentivar o crescimento económico.

O Tratado foi subscrito, no início de março, por 25 dos 27 Estados da União Europeia, entretanto já ratificado em Portugal e na Grécia, e está agendado para ratificação em vários parlamentos, ao longo do ano.

Na Alemanha, a aprovação parlamentar está agendada para fins de maio.

Ambos sublinharam durante a conversa telefónica a importância das relações franco-alemãs e garantiram que irão cooperar estreitamente, disse o porta-voz da chanceler, Steffen Seibert.

O presidente dos sociais-democratas alemães, Sigmar Gabriel, também felicitou Hollande, considerando a sua vitória eleitoral "um advento que se projectará muito para além da França" e apoiando a sua proposta de renegociar o Tratado Orçamental Europeu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana