terça-feira, 1 de maio de 2012

A AMPLA CIDADE



Rui Peralta

O dia internacional do desempregado

Manhã de trabalho. As manhãs, todas as manhãs sem excepção, têm rosto. Os traços que caracterizam a expressão facial das manhãs de trabalho são grossos, algo desajeitados, um pouco inseguros e subtilmente indefinidos. Mas o céu nublado é um elemento que faz pesar a característica principal de uma manhã. E no caso das manhãs de trabalho essa característica é a desilusão.

Aquela era uma manhã de trabalho igual às outras manhãs de trabalho. Levantei-me ao som do despertador, fiz a barba, lavei os dentes, tomei um duche e preparei a refeição matinal. Fiz uns exercícios ligeiros e vesti-me. Depois foi a eterna busca matinal da pasta do trabalho que sempre fica em qualquer parte da casa. Tinha a certeza absoluta que deixei a pasta no canto da sala. Teo, o gato cinzento que fazia-se passar por meu companheiro, encostou-se às minhas pernas miando baixinho. Passei-lhe a mão, em jeito de carícia, mas Teo afastou-se e saltou para o sofá. Seguiu-o com o olhar e bingo! Lá estava a pasta! Aliviado, deixei-a na mesa, enquanto me dirigia para a cozinha.

         - És um bom amigo Teo – Confortei o animal e despejei uma lata de comida para gato no seu prato. Sem esquecer a pasta, saí porta fora, correndo em direcção á minha viatura, estacionada frente a casa. Estava com pressa. Ligo o motor e avanço, lentamente, através do trânsito apocalíptico da manhã urbana. O trabalho…Era véspera do Primeiro de Maio, o Dia Internacional do Trabalhador e curiosamente a OIT tinha divulgado umas alarmantes estatísticas sobre o desemprego mundial. São bué, como dizemos aqui em Angola. Comecei a pensar naqueles números enquanto andava no pára-arranca típico das citadinas manhãs de trabalho.

         Alguns consideram-me um viciado em trabalho, mas estou muito longe disso. Preocupo-me a fazer aquilo que gosto. Mas sei que a grande maioria (99,9% dessa coisa a que chamam população activa) não o faz, ou seja está a fazer aquilo que não gosta. Alem do mais sou um militante anti-trabalho. Sou militantemente alérgico ao trabalho e digo-o abertamente e não preocupo-me com o facto de apelidarem-me de vagabundo, preguiçoso e outras do género. Não gosto de trabalhar e se toda a gente for sincera vai dizer o mesmo. Só que temos de ganhar o pão nosso de cada dia e é ai que tudo se complica.

         Parece que nos tempos que correm o pão nosso de cada dia não pode ser garantido. Não há trabalho que chegue para todos. Ë a crise, mas não é a crise. São as novas tecnologias, mas não são as novas tecnologias. Não é um problema da mão-de-obra, nem dos gurus da gestão que todos nós aprendemos a digerir em quantidades. É um problema de Cultura. Naquilo que isto mais representa de profundo. No âmago amargo da questão e no nosso amargo âmago. Acabou, meus amigos, companheiros, camaradas, fréres ouvrieres e outros companheiros de rota, acabou o papel do Trabalho. O paradigma é outro.

         O trabalho perdeu importância. Deixou de ser rentável. Aos poucos e poucos deixou de ser fundamental para gerar lucros. É claro que ainda existem milhões e milhões de trabalhadores assalariados. E ainda vão existir por alguns decénios! Mas…Vai ser duro!

         É que este novo paradigma tem uma essência complexa. Nasce do desnível existente entre as relações sociais na produção e os avanços provocados pela revolução cientifico-tecnológica. Não é uma história igual á da Revolução Industrial, ou á da passagem da escravatura ao regime de assalariado. Não…Nessas fases de desenvolvimento o trabalho era mercadoria necessária ao lucro. Hoje já deixou de ser e amanhã não será.

Os meus pensamentos foram brevemente interrompidos pelo facto de uma senhora, que ia na viatura ao lado, ter cuspido. Provavelmente está grávida…No Antigo Egipto mitológico a deusa Neit também cuspiu, não no asfalto mas nas águas primordiais, originando Apopis.

         O tráfego melhorou. Andava-se lentamente mas sem interrupções. Liguei o rádio do carro e minutos depois avistei o edifício onde trabalhava. Estacionei a viatura e fui para o elevador, saindo, segundos depois, no 12º piso. Percorri o longo corredor e entrei no escritório. A secretária preparava o café e atirou, sorridente, um “Bom dia doutor”, ao qual respondi com um “Bom dia! Correspondência?”. Respondeu que já estava na minha mesa de trabalho e pedi-lhe para trazer o café. Entrei no gabinete enquanto ela poisava a bandeja na mesa. Dei uma leitura rápida na correspondência e verifiquei os e-mails. Recostei-me na cadeira e saboreei o café, observando-me no imenso espelho colocado no tecto do meu gabinete.

         Vivemos, nós, Humanidade, numa situação global de precariedade. Emprego temporário, trabalho precário, empregos a tempo parcial, estágios de formação, desemprego a longo termo, trabalho ilegal e outras anormalidades cada vez mais comuns, ao ponto de já não serem tão anormais assim e serem aos poucos considerados norma. Assistimos a uma queda na barbárie em todo o mundo. A ameaça já não é somente o Estado Totalitário, é também a anomia e a decomposição geral. A sociedade mercantil vai decompondo-se. As ilhotas do bem-estar são cada vez mais locais de mal-estar e o resto do mundo afunda-se gradualmente, em diversos níveis, nas guerras provocadas pelos bandos em disputa pelo que ainda tem valor.

         A Humanidade tornou-se inútil. O totalitarismo do mercado não precisa de nós para continuar o seu papel de acumulação. A implosão do capitalismo vai deixar um vazio que pode ser tornado espaço pela Humanidade, mas não nos podemos esquecer que certas partes da humanidade continuam a mover-se pelo lucro. Esta agonia da sociedade mercantil é um momento histórico único. Em nenhum momento histórico foi tão importante o factor da vontade consciente dos Homens.

         As turbulências acontecem por si e per si, já não é necessário que sejam provocadas pelos inimigos do sistema. O problema hoje é saber em que sentido se vão definir as turbulências, pois nem todas elas situam-se no campo da emancipação. Muitos dos ataques desferidos contra a nova ordem global não entram no esquema clássico de luta de classes e muitos deles servem aos que defendem uma nova ordem que nada tem de praxis de libertação.

         Urgem alternativas. Há que voltar a enquadrar a economia na sociedade, mas não a integração de uma economia mercantil numa sociedade vasta. Esse enquadramento tem de ser efectuado como superação da divisão entre consumo e produção e abolição do trabalho e do mercado. Nesta perspectiva a dicotomia reforma e revolução já não faz sentido.

         A crítica ao trabalho não é um luxo dos países ditos ricos. Ela é mais premente nos países pobres e ditos de economias emergentes, onde o trabalho já desapareceu efectivamente mas é apenas mantido para evitar turbulências que impeçam o desenfreado enriquecimento das suas elites saqueadoras, ou naquelas economias em que o trabalho nunca chegou a estar presente, porque já näo säo necessários ou nunca o foram muito e que o melhor seria o seu desaparecimento, a bem da economia mundial. É a barbárie desenfreada.

         Este é um momento da História mundial em que ser explorado pelo capital é um privilégio a que só uma minoria é permitido gozar. A crítica e a abolição do trabalho säo a condição primeira para a reapropriação dos recursos que foram expropriados pelo capital. É necessário combater o trabalho, mesmo ainda ele existe, em vez de criar soluções misericordiosas aos novos pobres, cada vez em maior numero, excluídos dos recursos.

Näo é necessário teorizar muito nem criar novas utopias. É suficiente colocar o conhecimento alcançado pela revolução cientifico-tecnológica ao serviço da humanidade. Reapropriar o conhecimento e retomar a ideia aristotélica da vida boa como fim último da sociedade. Perguntem ao kota Marx…

Confortavelmente instalado iniciei uma prazenteira leitura.

* Ver todos os artigos de Rui Peralta – também em autorias na barra lateral

Sem comentários:

Mais lidas da semana