sábado, 19 de maio de 2012

Governo timorense apresenta protótipo para "Gasoduto do Povo"



FPA (MSE) - Lusa

Díli, 18 mai (Lusa) - O governo de Timor-Leste apresentou um protótipo para o gasoduto que quer ver construído entre o campo petrolífero Greater Sunrise e a costa sul do país e anunciou que aquela infraestrutura passará a chamar-se Gasoduto do Povo.

Num comunicado de imprensa distribuído hoje com data de quinta-feira, o governo timorense informa que o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, revelou o protótipo no final de uma reunião com os parceiros de desenvolvimento, que decorreu esta semana em Díli, e indica que o gasoduto de Timor-Leste "passa agora a ser conhecido como o gasoduto do Povo".

O protótipo, de seis metros de comprimento, ficará em exposição em frente ao Palácio do Governo, com uma inscrição em que a fabricante, a empresa alemã Europipe, manifesta "orgulho em contribuir para a transição, rumo à prosperidade, por parte da nação de Timor-Leste e do seu povo".

Junto ao protótipo ficará um mapa das águas entre Timor-Leste e a Austrália, bem como o atual gasoduto entre o campo Bayu Undan e Darwin, na Austrália, numa distância de 500 km. "A placa mostra também a distância, muito mais curta, do gasoduto do Greater Sunrise até à Costa Sul de Timor-Leste", pode ler-se no comunicado, segundo o qual aquela zona petrolífera fica a 230 quilómetros de terra.

O governo timorense explica ainda que ainda recentemente a Europipe trabalhou num estudo detalhado de preparação para a construção de 1.700 quilómetros de gasoduto entre a Índia e o Qatar, a ser usado em águas com 3.500 metros de profundidade.

"O gasoduto de Timor-Leste será consideravelmente mais curto, uma vez que o campo do Greater Sunrise se encontra a apenas 230 quilómetros de distância de terra e com uma profundidade de 3.000 metros em água", sublinha o comunicado.

O governo considera que o protótipo é "a prova palpável de que o gasoduto é uma solução sólida, viável e economicamente eficaz, em especial considerando a curta diferença que separa a costa e o campo".
A exploração de petróleo e gás no Greater Sunrise ainda não foi iniciada devido a uma disputa entre as autoridades timorenses e australianas e a petrolífera australiana Woodside.

Timor-Leste quer receber o gasoduto e ter uma fábrica de processamento construída na costa sul do país, enquanto a Woodside pretende uma plataforma flutuante no mar, o que não serve os interesses das autoridades de Díli.

Embora o projeto inicial preveja uma distribuição de 10 mil milhões de dólares para Austrália e Timor-Leste, o Governo de Díli tem sido inflexível na intenção de receber um gasoduto na costa sul do país, o que garantiria substanciais receitas adicionais.

Para este ano, o Governo prevê receitas no setor do petróleo de 2,04 mil milhões de dólares. O total do Fundo Petrolífero ascende a mais de 10 mil milhões de dólares.

Timor-Leste assinala no domingo dez anos da restauração da independência, no mesmo dia em que toma posse o novo Presidente da República, Taur mata Ruak.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela determinação. Viva Timor-Leste!!!

Mais lidas da semana