terça-feira, 22 de maio de 2012

MNE português reafirma apoio a presidência timorense da CPLP



MSE - Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, reafirmou hoje a intenção de Portugal apoiar a presidência timorense da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2014.

"Reafirmo o apoio de Portugal à presidência timorense da CPLP em 2014", afirmou Paulo Portas, no discurso de encerramento do seminário empresarial luso-timorense, que decorreu no Centro de Convenções de Díli.

No domingo, num banquete oferecido ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o novo chefe de Estado timorense, Taur Matan Ruak, anunciou também que o país já tinha entregado um pedido formal à CPLP.

"Timor-Leste já entregou formalmente o pedido para assumir a responsabilidade da presidência da CPLP durante o biénio 2014-2016. Será um enorme desafio, mas estamos prontos e desejosos para o enfrentar com sucesso", afirmou Taur Matan Ruak.

Paulo Portas integra a delegação que acompanha a visita de Estado que o Presidente da República está a fazer a Timor-Leste e que termina na terça-feira.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Atualmente, a presidência rotativa da CPLP, de dois anos, é exercida por Angola, passando em julho deste ano para Moçambique, durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana