terça-feira, 29 de maio de 2012

Secretas: Ricardo Costa quer saber quem ordenou relatório sobre a sua vida pessoal




O diretor do Expresso disse à Lusa que quer saber quem ordenou um relatório sobre a sua vida profissional e pessoal e espera que essa resposta seja dada «ao mais alto nível».

O Expresso 'online' noticiou hoje que o antigo diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) e ex-administrador do grupo Ongoing, Jorge Silva Carvalho, tinha um relatório detalhado sobre a vida do diretor do semanário.

«O documento, a que o Expresso teve acesso, tem 16 páginas e contém informação pormenorizada sobre aspetos pessoais e profissionais de Ricardo Costa, incluindo relações afetivas, nomes, idades e escolas frequentadas pelos filhos menores, uma análise do seu perfil e dos seus aliados e adversários, bem como um historial desde os seus tempos do liceu», refere o semanário.

«Primeiro, tenho o direito de saber quem ordenou a realização deste relatório sobre mim, porque é que ordenou e para que fins e gostava que isto fosse respondido ao mais alto nível», afirmou Ricardo Costa, em declarações à agência Lusa.

«Não sei se o secretário-geral dos serviços de informação da República tem a noção de que estas coisas são feitas sobre os jornalistas», comentou o diretor do Expresso.

Em segundo lugar, acrescentou, «não faz sentido que os jornalistas sintam que, de alguma forma, estão eventualmente a ser espiados por autoridades públicas, ainda muito menos quando depois esses serviços têm relações com interesses privados mais ou menos obscuros».

Sem comentários:

Mais lidas da semana