sábado, 28 de julho de 2012

Guiné-Bissau: COOPERAÇÃO PORTUGUESA, GREVE NA SAÚDE, ASSASSINATO DE DEPUTADO




Cooperação portuguesa oferece alimentos e material escolar a crianças

27 de Julho de 2012, 18:27

Bissau, 27 jul (Lusa) - A cooperação portuguesa na Guiné-Bissau ofereceu hoje alimentos e um lote de material escolar às crianças do lar Betel, da Igreja Evangélica, que acolhe 33 crianças guineenses.

O donativo é composto de 120 litros de leite, 300 quilogramas de arroz (base da dieta alimentar dos guineenses) e um conjunto de material escolar e foi entregue pelo adido da cooperação portuguesa, Guilherme Zeverino, a Francisca Maria, responsável pelo lar Betel, situado no bairro de Jericó, nos subúrbios de Bissau.

Satisfeita com o gesto da cooperação portuguesa, a responsável do lar sublinhou que "este é das poucas vezes" que a sua instituição recebe uma resposta satisfatória aos pedidos de apoios.

"Muito obrigado pelo grande apoio que é dado às nossas crianças. Como sabem este lar foi aberto em 2010, desde essa altura enfrentamos grandes dificuldades, em todos os sentidos, na alimentação sobretudo. Louvamos este gesto da cooperação portuguesa que nos deu este grande apoio", disse Francisca Maria.

"Desejamos que não pare por aqui esta ajuda", pediu ainda a responsável, salientando que, era bom que outras instituições seguissem o gesto da cooperação portuguesa.

"Desejamos que outras portas se abrem para nós além da cooperação portuguesa. A gente pede às pessoas do bom coração que nos venham socorrer porque estamos atualmente com 33 crianças especiais, crianças doentes. Precisamos de apoios", enfatizou a religiosa, de nacionalidade brasileira.

O adido da cooperação portuguesa junto da Embaixada de Portugal em Bissau, Guilherme Zeverino, afirmou que o apoio hoje concedido ao lar Betel visa "minorar o sofrimento" das crianças aí acolhidas.

"Respondendo ao apelo deste lar, a cooperação portuguesa não esteve indiferente até porque o apoio às crianças e a ação social é uma das nossas atividades e a título de ajuda humanitária viemos aqui num gesto pontual tentar minorar o sofrimento destas crianças", disse Zeverino.

"Este é um apoio que pensamos continuar nesta casa, tendo em conta as necessidades que têm, mas marca muito a tónica da cooperação portuguesa hoje em dia, na ação social, na ajuda humanitária estaremos sempre presentes perante esses apelos", destacou ainda o adido da cooperação portuguesa.

Guilherme Zeverino diz esperar que os géneros alimentícios e os materiais escolar ajudem na melhoria "da qualidade de vida" das crianças do lar Betel.

MB.

Sindicatos do setor de saúde anunciam nova paralisação de dez dias

27 de Julho de 2012, 18:49

Bissau, 27 jul (Lusa) - A greve de quatro dias no setor da saúde da Guiné-Bissau termina hoje à meia-noite, mas os sindicatos já anunciaram uma nova paralisação de dez dias a partir de segunda-feira.

De acordo com Domingos Sami, presidente do STS (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde), não houve acordo com o Governo quanto aos pontos que originaram a greve, que hoje termina pelo que os sindicatos (STS e SINETSA-Sindicato Nacional dos Enfermeiros, Técnicos e Afins) decidiram convocar uma nova paralisação.

"Conversamos mas não houve acordo nenhum, perante isso, somos obrigados a ir novamente para greve desta feita durante dez dias", disse Domingos Sami.

O ministro da Saúde Publica, Agostinho Cá pediu aos sindicatos para que dialoguem com o Governo, "mas deixando de lado a greve".

Os dois sindicatos exigem o pagamento de seis meses de subsídios de vela e de isolamento, pagamento de um total de 18 meses de salários aos enfermeiros recém-formados e ainda a alteração de letras aos quadros da saúde.

Outro movimento grevista é observado pelos funcionários do Tribunal de Contas que terminaram, na quinta-feira, uma greve de três dias, anunciando uma outra de outros tantos dias a observar de 31 deste mês a 02 de agosto.

Os funcionários exigem do Governo novas instalações para o Tribunal já que as atuais, situadas num bairro pantanoso de Bissau, ficam inundada de cada vez que cai uma chuva forte sobre a capital guineense.

Exigem também a melhoria das condições de trabalho, nomeadamente novos equipamentos.

MB.

Corpo de Roberto Cacheu ainda por localizar, escavações prosseguem sábado

27 de Julho de 2012, 23:03

Bissau, 27 jul (Lusa) - O porta-voz do governo de transição da Guiné-Bissau, Fernando Vaz, disse hoje aos jornalistas que ainda não foi encontrado o corpo do deputado Roberto Cacheu, mas que as escavações, agora suspensas, serão retomadas no sábado.

Hoje, o governo de transição convocou jornalistas, membros do corpo diplomático e um bispo da Igreja católica para testemunharem aquilo que seria a exumação do corpo do deputado Roberto Cacheu, dado como morto, mas após cerca de duas horas de escavações nada foi encontrado.

"Vamos suspender esta operação que será retomada amanhã (sábado). Entretanto, ficam aqui polícias para guardarem o local", referiu Fernando Vaz, adiantando que "houve um problema técnico (...) e os executores (do deputado Cacheu), que deviriam estar presentes para melhor localização (do corpo) no terreno" não compareceram.

Fernando Vaz, também ministro da Presidência do Conselho de Ministros, fez notar aos jornalistas que se tratou de um "engano" dos alegados executores de Roberto Cacheu na identificação das valas onde supostamente tinham enterrado o deputado "durante a noite".

"Com estes cajueiros é muito difícil localizar exatamente as valas", sublinhou ainda Fernando Vaz, acrescentando que o Governo pede desculpa pelo transtorno causado.

O local onde estaria supostamente enterrado Roberto Cacheu e mais duas pessoas ainda por identificar situa-se nas matas de Dingal, 25 quilómetros a noroeste de Bissau, com muitos cajueiros.

Fernando Vaz prometeu que no sábado "sem falta" o governo estará em condições de mostrar os três corpos.

"Vamos concertar-nos bem para que não aconteça o que aconteceu hoje. Amanhã (sábado) iremos comunicar-vos a hora exata em que voltaremos aqui", disse ainda Fernando Vaz.

O deputado Roberto Cacheu esta desaparecido desde o dia 26 de dezembro na sequência de uma alegada tentativa de golpe de Estado.

Cacheu (eleito pelo PAIGC, maior partido) deixou de ser visto no país desde o levantamento militar do qual alegadamente seria um dos autores.

Antigo secretário de Estado da Cooperação Internacional, era adversário declarado do primeiro-ministro deposto, Carlos Gomes Júnior,

Carlos Gomes Júnior foi deposto pelo golpe de Estado de 12 de abril deste ano, mas o atual governo de transição não é reconhecido pela maior parte da comunidade internacional.

MB.

Sem comentários:

Mais lidas da semana