segunda-feira, 23 de julho de 2012

Presidente cabo-verdiano congratula-se com posições da União Africana e CPLP



CLI - Lusa

Cidade da Praia, 23 jul (Lusa) - O Presidente cabo-verdiano congratulou-se hoje por as cimeiras da União Africana (UA) e da CPLP terem referido a necessidade de se encontrar uma solução política para o retorno à normalidade democrática na Guiné-Bissau.

Numa conferência de imprensa na Cidade da Praia, após ter participado nas duas cimeiras, Jorge Carlos Fonseca afirmou que, embora a situação na Guiné-Bissau não tenha sido discutida em profundidade na União africana, no início da semana passada, a posição assumida demonstra que a organização não apoia o golpe de Estado e procura uma solução concertada para o país.

"A União Africana aprovou uma declaração positiva, aceitando a ideia de haver uma intervenção articulada de todas as instâncias - Nações Unidas, UA, CEDEAO [Comunidade dos Económica dos Estados da África ocidental e CPLP [Comunidade dos Países de Língua portuguesa] - para se se encontrar uma solução adequada para a Guiné-Bissau e em conformidade com os seus princípios", disse.

Já em relação à cimeira da CPLP, que decorreu na sexta-feira em Maputo, Jorge Carlos Fonseca afirmou que o golpe de Estado e a situação atual na Guiné-Bissau mereceu não só um debate mais profundo, com a tomada de uma posição "mais forte" de condenação do golpe e do não reconhecimento das autoridades no poder no país.

"A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa aprovou uma resolução e uma extensa declaração em relação à Guiné-Bissau, reafirmando os princípios de condenação do golpe e afirmando que só reconhece as autoridades legitimadas pelo voto popular", afirmou.
"A CPLP apela para a ideia de que, sob a égide das Nações Unidas, haja um esforço abrangente e articulado entre as várias instâncias, para que se encontre a melhor forma de retorno à normalidade constitucional. É uma declaração forte", acrescentou.

Jorge Carlos Fonseca referiu que as posições assumidas nas duas cimeiras constituem um "bom sinal", já que demonstram que as duas organizações não legitimam as autoridades no poder na Guiné-Bissau.

"É um bom sinal porque, até este momento, tem sido a CEDEAO, uma instância sub-regional, a ocupar-se da situação da Guiné-Bissau. Tem havido algumas críticas, inclusive relativas à ideia de que a posição da CEDEAO tem funcionado como uma espécie de legitimação do golpe militar", sustentou.

O Presidente cabo-verdiano reconheceu que "não será tarefa fácil" o retorno do país à normalidade constitucional ou mesmo retomar as eleições presidenciais, interrompidas pelo golpe de Estado de 12 de abril último.

Jorge Carlos Fonseca disse ter aproveitado a cimeira para reuniões bilaterais com diversos chefes de Estado, designadamente com o de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, que o convidou a visitar o país em novembro próximo, e com o seu homólogo moçambicano, Armando Guebuza, a quem endereçou o convite para visitar Cabo Verde em 2013.

2 comentários:

Anónimo disse...

Oh Dona Zizi Pedruco,

Publique a lista do novo governo quando tiver certezas, parem de lançar rumores.
Inventar governos chama-se desinformação, assim perde a pouca credibilidade que já tem.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Oh Dona Pedruco,

A lista que voltou a mandar é mais do que má, um Ministro da Educação violador?? Que em Oecussi, pouco mais fez que nada??
Um Secretário de Estado da Agricultura, ilusionista que faz desaparecer tractores??
Um Secretário de Estado da Segurança, que mente à boca cheia??
Uma Secretária da Cultura, que é Taxista de profissão??
Um Ministro das Infra Estruturas que não sabe a diferença entre uma saca de cimento e um Krau??

Não seja assim tão mazinha, o povo de Timor merece melhor. E o Xanana tem um pouco mais de massa cinzenta entre as orelhas.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana