sábado, 21 de julho de 2012

RESISTENTES LUNDAS SOFREM COM A VILANIA DO REGIME DE EDUARDO DOS SANTOS-MPLA




GREVE DE FOME NA CADEIA DA KAKANDA – ACTIVISTAS DO MANIFESTO EM GREVE DE FOME EM SOLIDARIEDADE COM AUGUSTO SÉRGIO NA CELA DA MORTE

Nas sequências das informações sobre envenenamento e ameaças de mortes, perseguições que um agente dos serviços prisionais do estabelecimento da KAKANDA, fez a membros da CMJSPLT, que este Canal Online no més passado denunciou, relativamente aos activistas do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda, encarcerados ilegalmente naquela unidade da Kakanda no Dundo.

Esta notícia fez com que um grupo de membros do Comité Municipal do MPLA de Dundo, desloca-se a cadeia da Kakanda para tomar conhecimento das referidas denúncias.

Em reunião realizada no passado sábado dia 14 de Julho de 2012, com os activistas, o Sr Augusto Sérgio, condenado naquela unidade penitenciária em Maio de 2010, foi um dos oradores principais, que informou com detalhes as perecíeis porque tem passado na cadeia, as ameaças de morte, as perseguições e as condições desumanas submetidos aos reclusos.

Os agentes policiais não satisfeito com as denúncias, voltaram a carga, na noite do dia 17 do corrente, por volta das 22 horas e 45 minutos, apareceram na cela do Activista Politico e Prisioneiro do regime Sr Augusto Sérgio, o arrastaram, levando-o para “A FAMOSA CELA DA MORTE, CELA 21 DE 1M² “.

Nesta cela como seu nome indica, o recluso fica de pé, não pode mexer-se, porque o espaço é tão pequeno que não existe nenhuma forma para se mover. Neste espaço ele não tem direito as refeições, faz necessidades maiores e menores, não tem iluminação nem ventilação, não tem acesso aos raios solares, razão pela qual os reclusos chamam-no de cela da MORTE.

Por mais de 4 vezes, entre 2010 à 2012, denunciamos o estado precário de saúde do Sr Augusto Sérgio, ontem 18 de Julho, o mesmo caiu gravemente, foi submetido a uma consulta de urgência e o médico recomendou que fosse solto da cela em que se encontra, devido ao seu estado.

Os seus carrascos, dizem que ele deve pagar caro por os ter denunciado junto dos membros do Comité municipal do MPLA que visitaram a cadeia no pretérito dia 14 de Julho.

E não querem atender a pedição do médico, contínua doente e na referida cela, onde eles acham que devera permanecer 30 dias, razão pela qual os outros Activistas resolveram protestar, partindo para uma GREVE DE FOME por tempo indeterminada. TEMEM QUE POSSA ACONTECER O PIOR.

A Ministra da Justiça, ao Ministro do Interior, as organizações de defesa dos direitos humanos, Amnistia Internacional, HRW, Associação Mãos Livres, AJPD e instituições da ONU, apelamos que intervenham publicamente para salvar uma vida inocente, e que o governo do Senhor Presidente José Eduardo dos Santos, se é mesmo “Escolhido de DEUS”, que faça cumprir o artigo 2.º n.ºs 1 e 2, artigo 30.º e 31.º, artigo 36.º alíneas a), b), c) e d), artigo 60.º e 63.º, artigo 67.º n.º 4, todos da Constituição Angolana em vigor.

Que se ponha cobro a impunidade dos referidos Agente em conluio com a referida direcção prisional da Kakanda.

Os familiares sem vozes, porque ninguém, mas ninguém se importa por eles, estão muito preocupados com a sorte dos seus entes queridos na cadeia da Kakanda, continuam a reclamar o apoio da sociedade, o grito de socorro para que não aconteça o pior como o que aconteceu no dia 3 de Outubro de 2010, com a morte do senhor Bonifácio Matxihina Samumbala.

----

Comissão do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe

 
----

AUTORIDADES TRADICIONAIS NA LUNDA JÁ SABEM QUE OS PARTIDOS POLITICOS SÓ QUEREM VOTO

De acordo com o regedor SAMUCUALE, que há dias participou numa reunião do Partido da situação, confidenciou-nos que o Secretario Provincial dos Camaradas na Lunda-Norte, pediu as autoridades tradicionais total apoio para o seu partido, tendo feito um milhão de promessas.

Pediu também as autoridades tradicionais, usarem das suas magias, dos seus feitiços para impedir qualquer outra força Politica na região a suplantar o seu partido.

Escolheu a dedo e unha as forças a serem esmagadas, assim, o Presidente da Comissão do Manifesto do Protectorado da Lunda Tchokwe, Muene Capenda Camulemba, Sua Majestade Muatchissengue, Dirigentes de Partidos Políticos da oposição cujos líderes sejam filho Lundas, entre outras personalidades que figuram da sua lista negra.

Ao que se sabe, as autoridades tradicionais, terminantemente deram-lhe um “NÂO”, mostrando-lhe que ao longo dos 35 anos em que o “M” governa em Angola, incluindo o território Lunda Tchokwe nada fez para este povo, que nos últimos anos, só é recordado nas vésperas de eleições, neste período é que aparece Motorizadas, Bicicletas, ofertas em dinheiros etc.,

Enquanto ao pedido para a eliminação física de dirigentes do Movimento do Manifesto do Protectorado da Lunda Tchokwe, por meio de feitiçaria, as mesmas deram-lhe também um outro “NÃO”, mostraram-lhe que estes são filhos da terra, estão a defender o direito de todos os Lundas, incluindo ele próprio. O regedor MUAMALUNDO disse lhe, “se o MPLA não mata os seus filhos, porque nós vamos matar os nossos próprios filhos e netos que querem libertar a Lunda da colonização deles”!

As nossas populações, sabem que o MPLA beneficia somente os sobas com roupas, rádios e motorizadas e bicicletas, caixas de vinhos, mas só para os sobas e o povo? Que é a maioria? Disse-nos o Soba MUALENGUE, que participou da mesma reunião a semana passada no Dundo.

O velho Soba MUACANDALA, lembrou-nos que nos anos 60 á 70, o colono Português não prometia absolutamente nada, porque na altura acompanhava o seu pai que era Soba na administração, hoje tudo esta diferente, promete-se tanta coisa, tanta mentira e todos os anos a mesma coisa, lamentou.

Por Samajone na LUNDA

Sem comentários:

Mais lidas da semana