terça-feira, 10 de julho de 2012

São Tomé e Príncipe: PM acusa oposição de pretender derrubar governo



MYB - Lusa

São Tomé, 10 jul (Lusa) - O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, acusou hoje os dois maiores partidos da oposição de pretenderem "fazer cair o governo".

"O clima a que se tem assistido para nós não é surpresa nenhuma. Nós estamos convencidos de que o MLSTP [Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe] e o PCD [Partido da Convergência Democrática] estão empenhados a ver se criam dificuldades e, eu diria mesmo, se fazem cair o governo", acusou Patrice Trovoada em declarações a jornalistas.

Depois de, num comunicado distribuído na segunda-feira, o principal partido da oposição ter acusado o primeiro-ministro de "mentir à nação" e de "desacreditar o país junto da comunidade internacional", o chefe do governo lembrou os dois partidos da oposição de que "o mundo está em crise".

O primeiro-ministro são-tomense desafiou os dois partidos da oposição a mostrarem "quais são as soluções que têm para o país", acusando ainda o MLSTP e o PCD de enveredarem por uma "uma luta estéril pelo poder", que pode ter consequências imprevisíveis.

Patrice Trovoada considerou que foi lançada uma "campanha de agressividade" contra a sua pessoa e o seu governo, mas disse esperar para ver qual vai ser a sua evolução.

"Esse tipo de agressividade, toda essa campanha a que assistimos, que tem vários capítulos e que não vai acabar agora, nós sabemos qual é o objetivo, mas os são-tomenses também sabem e veremos com é que as coisas vão evoluir", afirmou.

As acusações do chefe do executivo são-tomense aos dois principais partidos da oposição surgem a pouco mais de 24 horas da comemoração do 37.º aniversário da independência do arquipélago, que se assinala em 12 de julho.

"Estamos a chegar à quadra festiva do 12 de julho. Doze de julho é esperança, é festa, é unidade, é sobretudo uma necessidade de disciplina e de trabalho e espero que nós todos possamos defender São Tomé e Príncipe da melhor maneira", apelou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana