sábado, 25 de agosto de 2012

EUA: Nem uma morte mais, pede caravana mexicana pela paz no México

 

Prensa Latina, com foto
 
Texas, Estados Unidos, 24 ago (Prensa Latina) Nem uma morte mais, exige hoje a sua passagem por 27 cidades dos Estados Unidos a Caravana pela Paz que encabeça o poeta mexicano Javier Sicília.

Ao cumprir-se 13 dias do percurso, os caravanistas já têm transitado por três estados e sete cidades da União e têm previsto seguir seu caminho pela costa este até terminar em 12 de setembro em Washington.

Precisamente, a mensagem de "Nem uma morte mais", foi expressar por Sicília na Praça de San Pedro de Laredo.

Ali, o fundador do Movimento pela Paz com Justiça e Dignidade reiterou a demanda de regular a venda de armas e acusou ao presidente Barack Obama de não ordenar o controle desse tráfico.

Também fez um chamado ao presidente Felipe Calderón para que acabe de promulgar-se a Lei de Vítimas no México.

Os integrantes da caravana organizaram uma marcha desde San Pedro ao Congresso, na qual exigiram justiça para as vítimas da guerra antidrogas e uma mudança na estratégia imposta desde Estados Unidos.

Raúl Salinas, prefeito de Laredo, quem participou no ato da praça, manifestou seu apoio à causa de conseguir a paz dos dois lados da fronteira.

"A caravana é uma clara mensagem para Washington e México de que não é possível seguir com a mesma estratégia que tem provocado 70 mil mortos", destacou.

Para hoje está prevista a chegada de Sicília- cujo filho foi assassinado pelo crime organizado o passado ano junto a outras seis pessoas- a San Antonio, cidade texana localizada no condado de Béxar.

De acordo com dados oficiais San Antonio, com uma importante população hispana, é a sétima cidade mais povoada dos Estados Unidos e a segunda no Texas.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana