sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O CALOR AUMENTA NOS EUA




José Inácio Werneck, Bristol – Direto da Redação

Bristol (EUA) - O recém-encerrado mês de julho de 2012 foi o mais quente já registrado na história dos Estados Unidos desde que observações meteorológicas foram iniciadas em 1895. A temperatura média no paîs foi de 77.6 graus Farenheit, o que vem a dar cerca de 25 graus na escala Celsius a que nós no Brasil e no resto do mundo estamos mais habituados.

Foi uma média quase dois centígrados mais elevada do que a média em todo o século XX. Com a informação da NASA os alarmes sobre o aquecimento global se tornaram ainda mais urgentes e se convertem desde já em mais um argumento em prol da reeleição de Barack Obama.

Sim, porque o candidato do Partido Republicano, Mitt Romeny, é apoiado pelos bilionários irmãos Koch, de indústrias de combustíveis fósses, que estão na base da sabotagem a todas as tentativas (aqui como no Brasil e outros países) do desenvolvimento de fontes alternativas de energia.

A informação vem no rastro de outro estudo, publicado há 48 horas, assinado por James Hansen, um dos mais conhecidos cientistas da NASA, mostrando que a superfície terrestre atingida por extremas ondas de calor é agora de 13% de seu total, comparados com menos de 1% antes do início da década de 80.

Segundo o dr. Hansen, a onda de calor atual, a onda de calor que se abateu sobre o Texas no ano passado, a onda de calor sobre a Rússia em 2010 e a grande onda de calor sobre toda a Europa em 2003 não teriam acontecido sem o aquecimento global provocado por atividades humanas.

Por falar em atvidades humanas, noticia-se agora que algumas indústrias de produção de gases para ar refrigerado, sobretudo na China, Índia, Aragentina, México e Coreia do Sul estão se beneficando ilegalmente de uma brecha no programa das Nações Unidas de “crédito de carbono”. A manobra consiste em produzir quantidades desnecessárias de HFC-23, apenas para destruí-lo e com isto granjear “créditos”que eles podem em seguida vendar a indústrias de combustíveis fósseis, como a do carvão.

O estratagema está em que quem elimina dióxido de carbono ganha um crédito por tonelada, enquanto quem elimina HFC-23 (depois de produzi-lo) ganha 13 mil créditos por tonelada. Créditos que são vendidos à indústria do carvão e outras necessistadas, mais do que anulando os objetivos do programa das Nacções Unidas.

O dr. James Hansen é um cientista polêmico, mas mesmo aqueles que não concordam totalmente com ele já reconhecem de público que o problema do aquecimento global vai se tornando urgente e é inegavelmente causado pelo acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera.

Foi o caso recentemente de um “op-ed” publicado no New York Times por um cientista que se considerava “cético”, o dr. Richard A. Muller, Professor de Física da Universidade da Califórnia, Berkeley, que diz agora: o mundo está se aquecendo e não há dúvida que é devido às atividades humanas.

Mas o que fazer? É claro que a humanidade não pode passar sem energia e o recente apagão na Índia que deixou cerca de 700 milhões de pessoas sem luz e força é um exemplo gritante. A solução, claro, está em energias alternativas, entre as quais se inclui a nulear, por não produzir dióxido de carbono, e outras como a hidráulica, solar e eólica.

O Brasil deve continuar não apenas com seu projeto de Angra-3 como também com seu projeto da hidrelétrica de Belo Monte. Além disto, nosso país tem condições excepcionais no campo da energia solar e da eólica.

* É jornalista e escritor com passagem em órgãos de comunicação no Brasil, Inglaterra e Estados Unidos. Publicou "Com Esperança no Coração: Os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos", estudo sociológico, e "Sabor de Mar", novela. É intérprete judicial do Estado de Connecticut. Trabalha na ESPN e na Gazeta Esportiva.

3 comentários:

Fada do bosque disse...

Gostaria que fizessem uma pesquisa neste site, que considero muito sério, uma pesquisa sobre o tal "aquecimento global":

http://resistir.info/

Anónimo disse...

Fada,
Há um número razoável de artigos na internet sobre o tema.

Fada do bosque disse...

Há sim... e destaco o blogue Mitos Climáticos.

Entretanto veja aqui a mentira colossal sobre o degelo no Ártico:

O "Dramático Degelo da Groenlândia" Hoje, 10 de agosto de 2012: - 22 C.

http://terrorismoclimatico.blogspot.pt/2012/08/0286-o-dramatico-degelo-da-groenlandia.html

Mais lidas da semana