sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Portugal: PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECUSA PROMULGAR DIPLOMA



TSF

Cavaco Silva devolveu à AR o diploma que definia as regras de utilização de GPL e gás natural como combustíveis por ter «sérias dúvidas de natureza jurído-constitucional» em relação ao texto.

«Tendo recebido, para ser promulgado como lei, o Decreto n.º 61/XII da Assembleia da República, que estabelece os princípios para a utilização de gases de petróleo liquefeito (GPL) e gás natural comprimido e liquefeito (GN) como combustível em veículos, e embora não esteja em causa o mérito da iniciativa legislativa, decidi, nos termos do artigo 136.º da Constituição, não promulgar aquele diploma», lê-se numa mensagem de Cavaco Silva ao Parlamento, divulgada hoje na página oficial da Presidência da República na Internet.

Nos fundamentos para esta decisão, Cavaco Silva refere que se trata apenas de uma questão técnica, nada contra o diploma propriamente dito.

Cavaco volta a dar um "puxão de orelhas" aos deputados, lembrando que «o rigor e a qualidade da legislação são pressupostos essenciais da confiança dos cidadãos nas instituições e do funcionamento do Estado de direito».

O Chefe de Estado já o tinha feito com o diploma da reforma administrativa de Lisboa e volta a fazê-lo agora com esta lei que facilita o uso de veículos com GPL, nomeadamente em parques de estacionamento.

O que o PR põe em causa é o facto das contra-ordenações serem remetidas para uma portaria, que carece de regulamentação. No entender de Cavaco Silva, isso devia estar contido no próprio diploma.

Isto para «não prejudicar a aplicação» da lei, como se pode ler na argumentação de Belém.

O texto final do diploma, agora devolvido ao Parlamento, resultou de iniciativas do PS e do CDS-PP que visavam acabar com o dístico obrigatório para automóveis que usem GPL e com a proibição de estacionar em parques subterrâneos.

O diploma foi aprovado por unanimidade pela Assembleia da República a 29 de junho último.

MUITOS PESOS E VÁRIAS MEDIDAS - Opinião

Eis aqui o PR que tem por prática agir conforme conveniências alheias à razoabilidade e interesse do povo português - às vezes aparentemente absurdas. Mas ele lá sabe. Com diplomas Assim, reaje Assado... e vice-versa. Muito provavelmente terá razão neste caso anunciado pela TSF, mas verdade seja dita que até aprova vontades e práticas inconstitucionais deste seu governo Passos. Já ganhou. É o pior PR que alguma vez Portugal teve e infelizmente ainda tem. Demita-se, senhor PR, leve este governo consigo. Formam ambos um rico par de jarras. E ricos... Disso não restam dúvidas. (PG)

Sem comentários:

Mais lidas da semana