segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Brasil: MPF questiona Ibama após receber denúncias de povos tradicionais

 

Pulsar
 
O Ministério Público Federal (MPF) questionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) sobre a regularidade da exploração minerária em florestas do oeste do Pará. Quilombolas afirmam que não foram consultados sobre o empreendimento.
 
O MPF quer saber se a empresa Mineração Rio do Norte possui algum tipo de autorização para abrir estradas e deslocar funcionários e se há fiscalização do Ibama na região. O ofício foi encaminhado à diretoria de licenciamento ambiental do Ibama na última quarta-feira (19).
 
Assinado pelo procurador da República Luiz Antonio Miranda Amorim Silva, o documento solicita cópia do termo de referência para elaboração dos estudos e relatório de impactos ambientais (EIA/Rima) referentes à exploração minerária.
 
No 1º Encontro de Índios e Quilombolas de Oriximiná, realizado na última semana no Quilombo Abuí, comunidades quilombolas denunciaram ao Ministério Público que de maneira nenhuma foram consultadas sobre projeto de exploração minerária no platô Cruz Alta. As famílias relataram ao procurador da República que é constante a movimentação de funcionários da mineradora no local.
 
Além de quilombolas, representantes dos povos indígenas Zo`é, Waiwai, Tunayana, Kahyana, Kaxuyana também participaram do evento. Eles denunciaram que decisões sobre concessões florestais para grandes empreendimentos minerários e hidrelétricos também têm atrapalhado seus modos de viver.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana