sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Díli é hoje uma cidade mais limpa, depois de ação determinada pelo governo




MSE – PMC - Lusa

Díli, 11 jan (Lusa) - A capital de Timor-Leste é hoje uma cidade mais limpa depois de centenas de funcionários públicos, liderados pelo vice-primeiro-ministro, Fernando La Sama de Araújo, terem efetuado uma ação de limpeza.

A ação de limpeza, lançada pelo Governo timorense, não é inédita, ocorrendo anualmente, e tem como principal objetivo prevenir a propagação de doenças que possam colocar em causa a saúde e o bem-estar públicos.

Centenas de funcionários públicos, apoiados por alguma população, calçaram as luvas, puseram máscaras de proteção e pegaram em vassouras e ancinhos para procederam à limpeza da cidade.

Nas principais vias de circulação da cidade, jardins, espaços públicos e praias brigadas, divididas por ministérios, recolheram durante cerca de três horas lixo deixado diariamente pela população e trazido pela água das chuvas.

O lixo depositado em sacos era depois recolhido por outros funcionários em carros do Estado ou por carrinhas do serviço de limpeza.

Ao vice-primeiro-ministro coube limpar a área junto ao Centro de Convenções de Díli, antigo mercado Lama.

De calções e t-shirt verdes, chinelos, máscara e ancinho na mão, Fernando La Sama de Araújo, e os respetivos guarda-costas, ajudavam outros funcionários públicos a limpar e a recolher lixo.

"Toda a gente deve participar neste processo de limpeza de Díli. Díli está cheio de lixo, especialmente plásticos", afirmou o vice-primeiro-ministro, referindo-se às garrafas de água deitadas para o chão depois de consumidas.

O vice-primeiro-ministro defendeu também que a ação de limpeza se deveria realizar uma vez por mês para motivar mais a população a participar na limpeza da cidade.

"Espero que o dia de hoje sirva para limpar grande parte deste lixo e para sensibilizar a população a participar", afirmou.

O problema do lixo em Díli agrava-se durante a época das chuvas, que decorre entre outubro e abril, quando as ribeiras com o aumento do volume de água proveniente das montanhas depositam nas praias todo o lixo, que para lá é deitado.

O lixo entope também as valetas e esgotos, provocando constantes inundações na cidade durante o período da época das chuvas.

Também participaram na ação de limpeza as forças de defesa e segurança e estudantes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem, a cidade de Dili deve estar limpa todos os minutos. Nós chegamos até este ponto porque o governo não criou mais empregos nesta area. Dili deve estar cheios de pessoal de limpeza. Em vez de gastar dinheiro a toa, devia pagar as pessoas para a limpeza. Para além disto, são necessárias educar as pessoas para não deitar lixos no chão. Se isto não for resolvido não vamos a lado nenhum.

Ah tenho uma ideia, porque é que não põe os ladrões, para fazer estes trabalhos. E a frente destes ladrões devem estar os ministros e chefes ladrões. Assim pouparia os bons ministros e também tirar destes bons ministros das palhaçadas.

Mais lidas da semana