domingo, 20 de janeiro de 2013

Discurso de Cameron sobre a UE lança um alerta sobre RU ‘a encaminhar-se para a saída’




The Independent - Presseurop

Trechos do [discurso adiado do primeiro-ministro David Cameron (3283421)] sobre o lugar do Reino Unido da UE, divulgados previamente pela imprensa, alertam para a necessidade de uma reforma da UE para evitar que os britânicos comecem a “encaminhar-se para a saída”. 

O discurso, que The Independent considerou “o mais importante discurso do mandato”, seria apresentado em Amesterdão esta sexta-feira, mas foi adiado (para uma data ainda não definida) devido à crise dos reféns na Argélia. David Cameron refere três desafios que se colocam à UE: a crise da zona euro, a competitividade numa economia global e o apoio público à UE. Segundo afirma, existe um fosso entre a UE e os cidadãos europeus, que cresceu exponencialmente nos últimos anos e que representa uma falta de responsabilidade democrática e de consentimento que se faz sentir muito em particular no Reino Unido. [...] Eu quero que a União Europeia seja um êxito e quero uma relação entre o Reino Unido e a UE que nos mantenha dentro dela. [...] Há sempre alguém a dizer 'não façam perguntas difíceis'. Mas é essencial para a Europa – e para o Reino Unido – fazê-las. [...] Sente-se uma frustração crescente quando a UE é vista como uma coisa que é imposta às pessoas em vez de ser uma coisa feita em nome delas.

The Independent adianta que David Cameron vai prometer um referendo depois das eleições gerais de 2015 sobre a relação do Reino Unido com a UE, apesar de este trecho não ter sido divulgado pelos media.

Sem comentários:

Mais lidas da semana