sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Espanha reduz apoio aos projetos de desenvolvimento de Moçambique devido à crise




MMT – VM - Lusa

Maputo, 17 jan (Lusa) - A Espanha anunciou hoje que vai reduzir o apoio financeiro para os projetos de desenvolvimento em Moçambique, devido à crise mundial, mas garantiu que continuará a manter os "fortes laços" de cooperação com o país.

O diretor da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Juan López Dóriga, disse aos jornalistas, em Maputo, que, antes de tomar qualquer decisão sobre as áreas em que irá cortar a ajuda, as autoridades espanholas vão apurar junto do Governo moçambicano quais são as suas prioridades.

"Não temos em mente quanto vamos alocar ao Governo moçambicano. Primeiro teremos que conversar com o Governo para apurarmos as suas prioridades. Infelizmente, vamos reduzir os fundos" de apoio bilateral, disse o responsável. Juan López Dóriga está a efetuar uma visita de três dias a Moçambique, iniciada na quarta-feira, com o objetivo de avaliar a cooperação bilateral.

O diretor da AECID assinalou que Espanha está a ser afetada pela crise da zona euro, o que contribui para a revogação de acordo de cooperação com 26 países, de um universo de 50 Estados.

"A maioria dos países com quem mantemos relações de cooperação são da América Latina, mas temos alguns africanos, como Níger, Mali, Etiópia e Moçambique. A parceria com Moçambique é antiga e os laços são fortes, por isso decidimos continuar com o país", disse.

Desde quarta-feira, o diretor da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento manteve encontros com o primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina, o ministro da Saúde, Alexandre Manguele, e a vice-ministra da Planificação e Desenvolvimento de Moçambique, Amélia Nakhare.

A AECID opera em Moçambique há mais de 30 anos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana