quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Portugal: Manifestantes protestaram em Lisboa contra "políticas desumanas" do FMI




CMP – MAG – Lusa – foto António Cotrim/Lusa

Cerca de uma centena de pessoas estiveram hoje concentradas, perto de duas horas, em frente ao gabinete do FMI, em Lisboa, para protestarem contra “as políticas desumanas” daquela organização.

Durante o protesto, convocado pelo Plataforma 15 de outubro, os manifestantes pediram várias vezes a demissão do Governo de Pedro Passos Coelho e exigiram a saída imediata de Portugal do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Fora, fora já daqui, a fome, a miséria e o FMI!”, “Quem deve aqui dinheiro é o banqueiro” e “Vamos lá ver quem decide o meu salário, se é o povo unido, se é o fundo monetário” foram as palavras de ordem mais ouvidas pelos manifestantes, que começaram a chegar ao protesto, na avenida da República, em Lisboa, por volta das 18:00.

Davide Santos, da Plataforma 15 de outubro, disse à agência Lusa que as políticas do FMI estão a “roubar direitos fundamentais aos portugueses”, nomeadamente na saúde e na educação.

“Protestamos contra as políticas desumanas do FMI, e para dizer que este Governo é responsável pela atual situação do país. É um Governo que acabou e tem que se demitir”, sustentou.

Um outro manifestante, que afirmou sentir-se “roubado” quando viu a folha do ordenado deste mês, sublinhou à Lusa que as políticas do FMI e do Governo estão a levar à destruição do país. “Vivemos num país ocupado pelo FMI”, desabafou Francisco Raposo.

A concentração, vigiada de perto por cerca de uma dezena de agentes da PSP, decorreu sem qualquer incidente.

Sem comentários:

Mais lidas da semana